X

Santos

Santos reitera à agência federal preocupações com a desestatização do Porto

Rogério defende a manutenção de um cais público e que sejam disponibilizados berços em quantidade adequada às operações de carga por eles realizadas

Da Reportagem

Publicado em 27/06/2022 às 18:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos ser manifestou em defesa do cais público, turismo, trabalhadores avulsos e acessos ao porto / Arquivo/ PMS

Com o objetivo de defender a manutenção de um espaço para o funcionamento do cais público na Cidade e discutir os impactos da desestatização do Porto pretendida pelo Governo Federal, o prefeito Rogério Santos recebeu, no Paço Municipal, na tarde desta sexta-feira (2), o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Eduardo Nery.

Durante o encontro o prefeito deixou claro ser favorável à desestatização do Porto de Santos, mas ressaltando sempre que é importante respeitar os interesses da população santista, que será a maior impactada. “O porto de Santos é o maior equipamento de logística do Brasil, mas ele também cumpre um papel social importante, questões relacionadas ao turismo de passageiros, aos trabalhadores avulsos, os acessos que podem ser impactados com a desestatização”.

Rogério defende a manutenção de um cais público e que sejam disponibilizados berços em quantidade adequada às operações de carga por eles realizadas, o que possibilitará a manutenção dos empregos e a viabilidade das empresas operadoras locais que estariam em risco com o processo de desestatização.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Outro ponto reiterado diz respeito à preocupação com o terminal de passageiros (Concais) que poderia se tornar inviável com o leilão de um dos trechos do porto para alocação de um grande terminal de fertilizantes.

A Antaq propõe a mudança do terminal de passageiros, mas a Prefeitura entende que somente deva entrar em operação após a transferência para a região do Valongo. “Isso afeta diretamente a operação dos cruzeiros como um todo e, por conta dessa questão, vemos como fundamental para o turismo de Santos e do Brasil, o respeito ao tempo adequado das coisas”.

Por fim, Rogério voltou a apontar a necessidade da realização de obras para adequação viária na entrada de Santos, que não inviabilizem o tráfego de veículos na Cidade com o incremento de cargas no porto. “O Estado e o Município já investiram 800 milhões cada em obras para o acesso da Rodovia Anchieta para a entrada da Cidade; até hoje o Governo Federal ainda não cumpriu com a parte deles, relativa à construção de um acesso ao porto”.

Eduardo Nery e os demais representantes da Antaq ouviram as demandas e se comprometeram a aprofundar as conversas com a Administração Municipal e empresários do setor portuário. “O Porto é fundamental para Santos e sabemos da importância da integração entre porto e cidade, por isso viemos ouvir as demandas do Município e mais reuniões ainda acontecerão em busca de soluções”.  

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter