Santos

Santos fará mutirão para retirar microlixo na Ponta da Praia; saiba como participar

Ação integra as atividades do estágio voluntário de estudantes de Ciências Biológicas do ensino a distância da Unisanta na Ecomov

Da Reportagem

Publicado em 27/05/2024 às 21:28

Atualizado em 28/05/2024 às 08:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Atividade tem apoio da Bequisa e do Movimento ODS Santos 2030, iniciativa criada pela Associação Comercial de Santos (ACS) e Prefeitura de Santos / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

No próximo domingo (2), um mutirão de limpeza será realizado na Ponta da Praia, em Santos. A ação é promovida pela Ecomov e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) a realizam com o intuito de conscientizar a população sobre o impacto do lixo na orla e levantar dados sobre a presença do microlixo. Quem quiser participar, deve se reunir no Aquário, a partir das 8h30. A atividade será das 9h ao 12h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O mutirão integra as atividades do estágio voluntário de estudantes de Ciências Biológicas do ensino a distância da Unisanta na Ecomov. Os universitários estão realizando trabalho de campo para a formação de um artigo científico junto ao Ministério Público de São Paulo, através do núcleo da Baixada Santista do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), com o propósito de ajudar na criação de políticas públicas para o descarte adequado de materiais. Para isso, serão coletados e identificados diversos resíduos, a fim de gerar um catálogo para análise e estudo de sua origem.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Crianças se unem para retirar lixo da praia em Santos; veja ação

• Despejo de lixo é diminuído por barreiras flutuantes no estuário de Santos

O fundador da Ecomov, Rodrigo Azambuja, explica que a promoção do conteúdo técnico-científico e a formação de dados são os primeiros passos para reduzir o impacto ambiental causado pelo microlixo. “Junto aos órgãos competentes, podemos contribuir na elaboração de uma legislação mais eficaz, visando criar uma economia circular onde o comerciante possa futuramente trocar os materiais descartados por bonificações que venham a ajudar no seu lucro. Assim, diminuímos o volume de microlixo nas praias, formando um novo conceito e equilíbrio ecológico”.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas EaD da Unisanta, Carolina Lincoln, destaca o papel das atividades práticas do estágio na formação acadêmica dos universitários. “Dessas experiências, os alunos compreendem as ONGs como mais um local em que o biólogo licenciado pode atuar, além de aprender como orientar a população no que diz respeito ao tema”.

Continua depois da publicidade

A atividade tem apoio da Bequisa e do Movimento ODS Santos 2030, iniciativa criada pela Associação Comercial de Santos (ACS) e Prefeitura de Santos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software