X

OBRAS

Referência comercial, Avenida Álvaro Guimarães começa a ser reurbanizada na ZN de Santos

As obras tiveram início com levantamentos topográficos, com a presença do prefeito Rogério Santos e dos secretários municipais Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e Glaucus Farinello, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Da Reportagem

Publicado em 28/01/2023 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As obras, com previsão de conclusão em 18 meses, representam "mais desenvolvimento urbano para a Zona Noroeste e mais desenvolvimento econômico para a Cidade", frisou o prefeito / Prefeitura Municipal de Santos

Importante corredor comercial e de mobilidade do Rádio Clube, concentrando as principais atividades do bairro, a Avenida Álvaro Guimarães começou a ser reurbanizada pela Prefeitura nesta sexta-feira (27), em mais um serviço que integra as comemorações pelos 477 anos de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As obras tiveram início com levantamentos topográficos, com a presença do prefeito Rogério Santos e dos secretários municipais Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e Glaucus Farinello, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

“A Álvaro Guimarães é a veia arterial da Zona Noroeste e as obras, que têm por objetivo consolidá-la como a avenida de comércio da região, serão feitas com toda a segurança, cuidados, qualidade e com o menor transtorno possível”, afirmou o prefeito. Ele também esteve acompanhado pelo presidente da CET-Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, e pelo prefeito regional da Zona Noroeste, Kléber Passos, além de técnicos da Administração.

As obras, com previsão de conclusão em 18 meses, representam “mais desenvolvimento urbano para a Zona Noroeste e mais desenvolvimento econômico para a Cidade”, frisou o prefeito. A revitalização e paisagismo, projetos da Sedurb, tornarão a via mais atraente a investimentos e geração de empregos. O gerenciamento da obra está sob responsabilidade da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos).

MELHORIAS DO PROJETO.
Principal interligação do Rádio Clube com o bairro Castelo, a avenida contará com nova pavimentação nos 900 metros entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, totalizando 7.422m². Para melhorar o sistema drenagem, serão instaladas 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134 metros de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, permitindo melhor escoamento da chuva.

Será construída uma nova ciclovia, com cerca de 900m de extensão, piso em concreto armado pigmentado e dotada de todas as sinalizações e dispositivos de segurança.    

Todos os passeios serão refeitos, em um total de 6.259 m², obedecendo ao padrão do Programa Calçada para Todos, possibilitando melhorias para a movimentação de pessoas com mobilidade reduzida. Serão criadas também faixas elevadas (lombofaixas) nas travessias, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres.

Todo paisagismo também será reconfigurado, com gramas e forrações em 692 m², plantio de 51 árvores regionais e instalação bancos e lixeiras. Para completar, bolsões e baias para a parada de ônibus.

Os serviços serão realizados pela Sabino Comércio & Empreiteira Ltda. e o investimento é de R$ 8.885.175,00, parte do valor destinado pelo Governo do Estado, complementado com recursos da Prefeitura.

BAIRROS.
Um dos mais populosos da Cidade, com mais de 30 mil habitantes, o Rádio Clube começou a ser ocupado de forma mais efetiva por volta da década de 1950, com o estabelecimento de residências dos trabalhadores do porto e refinarias. Da mesma forma ocorreu com o bairro do Castelo, que atualmente possui cerca de 12 mil habitantes.

Gradativamente, o núcleo formado por esses dois bairros foi recebendo infraestrutura e investimentos na área de habitação social. Com o aumento da população, começaram a surgir vetores econômicos com a abertura de comércio, visto que o Centro fica a aproximadamente oito quilômetros de distância. Atualmente, Rádio Clube e Castelo contam com uma gama de áreas comerciais, distribuídas nas mais diversas áreas como materiais de construção, supermercados, têxtil, varejo, eletrônicos e outras atividades que geram emprego e movimentam a economia local.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quarta etapa do circuito de rua acontece neste domingo; veja percurso

Modelo do 'Circuito Cubatense 7 Km de Corrida de Rua' é único na Região, composto por 10 etapas que seguem até o fim do ano

Itanhaém

Tradicional Festa de Santo Antônio é atração em Itanhaém; veja programação e cardápio

Tradicional festa junina, que vai até dia 30 deste mês, conta com shows, comidas e bebidas típicas, no Belas Artes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter