X

Santos

Proposta pretende tornar patrimônio cultural e histórico áreas que abrigaram quilombos em Santos

Projeto de lei contempla áreas nas encostas do morro do Jabaquara e Monte Serrat

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2022 às 09:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação/PMS

As áreas que abrigaram os quilombos do Jabaquara, no bairro de mesmo nome, e do Pai Felipe, na encosta do Monte Serrat, em Santos, podem se tornar patrimônio cultural e histórico do município. Projeto de lei apresentado pelo vereador Fabrício Cardoso (Podemos), na última terça-feira (2), na Câmara Municipal, tem como objetivo resgatar e divulgar a história de resistência e luta do povo africano e seus descendentes na cidade. 

“Santos foi considerada uma cidade abolicionista e tem grande importância na história de luta dos negros pela liberdade, e essa trajetória precisa ser divulgada e eternizada. É justo e necessário valorizar esses espaços de resistência, dando a eles o devido reconhecimento histórico e cultural”, destaca Fabricio Cardoso, autor da proposta. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

    O quilombo do Jabaquara, constituído em 1880, foi o segundo maior quilombo do Brasil e abrigou mais de 10 mil pessoas, ficando atrás apenas de Palmares, em Alagoas. A área era liderada por Quintino de Lacerda, que anos depois se tornou o primeiro vereador negro de Santos. Atualmente, no local, há uma placa que indica a localização da suposta entrada do espaço e de resquícios arqueológicos.

Já o quilombo do Pai Felipe ficava na encosta do Monte Serrat, onde está atualmente a sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos. O espaço recebeu o nome do líder de pessoas escravizadas fugidas do Engenho Nossa Senhora das Neves, que inicialmente se fixou no Quilombo do Jabaquara com seus comandados, mas deixou o local por divergências com Quintino de Lacerda. 

A cidade contou ainda com outros dois quilombos: Santos Garrafão, que ficava na região da Ponta da Praia, e o Vale do Quilombo, na Área Continental, que é tombado em nível municipal e estadual.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter