X

Santos

Projetos de revitalização do Centro de Santos são apresentados a empresários e comerciantes

Projetos para revitalizar a região Central Histórica foram apresentados na manhã desta quarta-feira (22)

Da Reportagem

Publicado em 22/09/2021 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeitura Santos / Nair Bueno/DL

Os projetos urbanísticos preparados pela Prefeitura para revitalizar a região Central Histórica foram apresentados na manhã desta quarta-feira (22) a cerca de 50 pessoas, entre empresários e comerciantes ligados à Associação Comercial de Santos e convidados na sede da instituição (Centro). A reorganização urbana proposta tem como foco principal o repovoamento dos bairros e o encontro foi uma forma de esclarecer e unir esforços pelas transformações.

 

Após um diagnóstico com histórico e características atuais da área, que engloba os bairros Vila Mathias, Vila Nova, Paquetá, Centro-Histórico, Valongo, Chinês, Porto Valongo e Porto Paquetá, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, mostrou alguns projetos para uma reorganização urbana. "O desenvolvimento do VLT vai gerar uma transformação natural. Conforme novos modais forem criados, a malha se torna mais complexa e eficiente, atraindo investimentos".  

 

Glaucus também falou de um replanejamento em vias e linhas de transporte público. "Com o VLT operando, vamos reorganizar as vias e os modais. Também queremos ampliar, por exemplo, as áreas exclusivas para pedestres, para que a mobilidade seja um fator positivo, gerando novas oportunidades". 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

VERTICALIZAÇÃO 

Outra questão destacada pelo secretário foi a existência de áreas disponíveis para novas construções. São 100 mil metros quadrados no Valongo e 200 mil metros quadrados no Paquetá. "Existe um mito de que todos os imóveis na região central são de proteção cultural, mas isso não é verdade. Há uma área muito grande para que possamos promover uma renovação urbana, inclusive com a verticalização", comentou o secretário. 

 

Farinello também mencionou outras ações que devem ser planejadas, como ampliação das áreas de lazer, consolidação da região como centro empresarial e hoteleiro e atrações para o público universitário.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter