X

Santos

Programa de recâmbio em Santos já atendeu 70 pessoas, apenas neste começo de ano

Durante todo o ano de 2023, foram mais de 300 retornos

Da Reportagem

Publicado em 21/02/2024 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No recâmbio qualificado, a pessoa que está vivendo em condição de rua e que aceita voltar à sua cidade tem a passagem adquirida com recursos que são repassados ao Município pelo governo federal com este fim, exclusivamente / Francisco Arrais/PMS

A ação de política pública de recâmbio qualificado que promove o retorno de pessoas em situação de rua para suas cidades de origem obteve mais do que o dobro de ações no começo de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Foram 70 ações em janeiro deste ano contra 30 do ano passado. Durante todo o ano de 2023, foram mais de 300 retornos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No recâmbio qualificado, a pessoa que está vivendo em condição de rua e que aceita voltar à sua cidade tem a passagem adquirida com recursos que são repassados ao Município pelo governo federal com este fim, exclusivamente.

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) entram em contato com a família ou o serviço de assistência do município original para que este retorno seja acompanhado e a pessoa acolhida.

A titular da pasta, Audrey Kleys, ressalta a importância desta política. “Estar próximo da família e de lugares com os quais eles têm vínculo é uma parte importante do processo de resgate destas pessoas”.

Audrey destaca ainda que os números são resultado, também, da ampliação do trabalho, com o reforço de funcionários e dos novos veículos, agora identificados, que possibilitaram mais abordagens.

A Prefeitura tem tomado outras iniciativas para reforçar o atendimento a pessoas em situação vulnerável, como a aquisição de dois imóveis na Rua General Câmara para levantar um abrigo familiar.

ACOLHIMENTO

Santos conta com mais de 600 vagas em abrigos. A rede de acolhimento tem o Seacolhe-Aif e o Seabrigo-Aif, para adultos, idosos e famílias, o Seacolhe-CA, para crianças e adolescentes e a Residência Inclusiva, para crianças e jovens com deficiência.

Também são oferecidas vagas nas instituições conveniadas - Albergue Noturno, Casa das Anas e a Casa de Passagem Êxodo. A Cidade também prepara a abertura de um espaço com 40 vagas para mulheres vítimas de violência.

Santos conta ainda com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Vila Nova), que oferece diversos serviços como ajuda na emissão de documentos e o recâmbio qualificado e que será ampliado este ano. A Cidade conta também com o serviço de abordagem social, que funciona 24 horas em carros identificados e que pode ser acionado pelo telefone 153.

Dois outros programas da Secretaria oferecem vagas em iniciativas de geração de renda, o Novo Olhar e o Fênix, atendendo centenas de pessoas anualmente.

Também integram a rede de atendimento à população em situação de rua a Vila Criativa Mercado e a Vila Criativa da Beleza, que oferecem cursos e oficinas de capacitação profissional, política que dialoga diretamente com o programa Empresa Parceira do Desenvolvimento Social, na busca por capacitação, empregabilidade e o resgate da autonomia destas pessoas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter