Santos

Programa de recâmbio em Santos já atendeu 70 pessoas, apenas neste começo de ano

Durante todo o ano de 2023, foram mais de 300 retornos

Da Reportagem

Publicado em 21/02/2024 às 07:00

Compartilhe:

No recâmbio qualificado, a pessoa que está vivendo em condição de rua e que aceita voltar à sua cidade tem a passagem adquirida com recursos que são repassados ao Município pelo governo federal com este fim, exclusivamente / Francisco Arrais/PMS

A ação de política pública de recâmbio qualificado que promove o retorno de pessoas em situação de rua para suas cidades de origem obteve mais do que o dobro de ações no começo de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Foram 70 ações em janeiro deste ano contra 30 do ano passado. Durante todo o ano de 2023, foram mais de 300 retornos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No recâmbio qualificado, a pessoa que está vivendo em condição de rua e que aceita voltar à sua cidade tem a passagem adquirida com recursos que são repassados ao Município pelo governo federal com este fim, exclusivamente.

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) entram em contato com a família ou o serviço de assistência do município original para que este retorno seja acompanhado e a pessoa acolhida.

A titular da pasta, Audrey Kleys, ressalta a importância desta política. “Estar próximo da família e de lugares com os quais eles têm vínculo é uma parte importante do processo de resgate destas pessoas”.

Audrey destaca ainda que os números são resultado, também, da ampliação do trabalho, com o reforço de funcionários e dos novos veículos, agora identificados, que possibilitaram mais abordagens.

A Prefeitura tem tomado outras iniciativas para reforçar o atendimento a pessoas em situação vulnerável, como a aquisição de dois imóveis na Rua General Câmara para levantar um abrigo familiar.

ACOLHIMENTO

Santos conta com mais de 600 vagas em abrigos. A rede de acolhimento tem o Seacolhe-Aif e o Seabrigo-Aif, para adultos, idosos e famílias, o Seacolhe-CA, para crianças e adolescentes e a Residência Inclusiva, para crianças e jovens com deficiência.

Também são oferecidas vagas nas instituições conveniadas - Albergue Noturno, Casa das Anas e a Casa de Passagem Êxodo. A Cidade também prepara a abertura de um espaço com 40 vagas para mulheres vítimas de violência.

Santos conta ainda com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Vila Nova), que oferece diversos serviços como ajuda na emissão de documentos e o recâmbio qualificado e que será ampliado este ano. A Cidade conta também com o serviço de abordagem social, que funciona 24 horas em carros identificados e que pode ser acionado pelo telefone 153.

Dois outros programas da Secretaria oferecem vagas em iniciativas de geração de renda, o Novo Olhar e o Fênix, atendendo centenas de pessoas anualmente.

Também integram a rede de atendimento à população em situação de rua a Vila Criativa Mercado e a Vila Criativa da Beleza, que oferecem cursos e oficinas de capacitação profissional, política que dialoga diretamente com o programa Empresa Parceira do Desenvolvimento Social, na busca por capacitação, empregabilidade e o resgate da autonomia destas pessoas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa da Tainha termina neste final de semana no Litoral de SP

A entrada é gratuita e os visitantes pagam apenas pelo que consumirem

Cotidiano

Estrada do Litoral de SP tem bloqueios a partir deste final de semana; veja horários

Motorista precisa ficar esperto em todos os sentidos da via

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter