X

LONGA ESTRADA

População de rua: Baixada Santista ainda caminha para cumprir diretrizes

Santos é a cidade que está mais adiantada e terá condições de cumprir, em fevereiro, as diretrizes da Política Nacional

Carlos Ratton

Publicado em 25/12/2023 às 08:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Santos garante que cumpre todos os quesitos da Política Nacional para a População em Situação de Rua / Nair Bueno/DL

No ano que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança o Plano Ruas Visíveis - Pelo Direito ao Futuro da População em Situação de Rua, medida que promove a efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, com investimento inicial de R$ 982 milhões, somente Santos, em toda a Baixada, terá condições de, em fevereiro próximo, cumprir as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto federal 7.053/2009).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por unanimidade, no dia 21 de agosto último, o colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou decisão do ministro Alexandre de Moraes, dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976, ajuizada pela Rede Sustentabilidade, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Governo Federal já deu o pontapé inicial. Estados e municípios tiveram 120 dias para se ajustar um plano de ação e monitoramento para a efetiva implementação da política nacional, respeitando as especificidades dos grupos familiares e evitando sua separação.

SANTOS.
A Prefeitura de Santos garante que cumpre todos os quesitos da Política Nacional para a População em Situação de Rua, com o desenvolvimento de novas iniciativas, sempre mantendo a garantia dos direitos das pessoas em situação de rua como prioridade.

Possui rede de acolhimento, abrigos e instituições conveniadas para atendimento e estadia que chegam a 600 vagas; possui o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), realiza a Abordagem Social; o Programa Fênix, de qualificação; o Consultório de Rua; Recâmbio Qualificado; o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Ciamp Rua) e quatro restaurantes Bom Prato. Até espaço para os animais foi lançado recentemente.

O Prefeito Rogério Santos anunciou recursos para um projeto-piloto no bairro da Vila Nova que contemplará moradias voltadas à população em situação de rua, o quinto restaurante Bom Prato e espaço para cursos de capacitação profissional promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

A Prefeitura lançou ainda a ampliação do quadro de profissionais (agora são 37) e da frota de veículos (mais 12) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), dentro do plano 'Acolher, Apoiar e Transformar', visando aumentar a abordagem social e o encaminhamento das pessoas em situação de rua para abrigos e outros serviços, como o recâmbio qualificado (retorno à cidade de origem).

BERTIOGA.
Bertioga conta a Casa de Passagem, que garante a superação da situação de rua, além de proporcionar o retorno de sua autonomia e convivência familiar e social. Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a prefeitura tem feito um estudo de viabilidade para atender e se adequar as novas diretrizes.

GUARUJÁ.
A Prefeitura de Guarujá informa que vem seguindo a Política Nacional de Assistência Social e participando de reuniões junto a outros municípios da Baixada Santista, com o objetivo de elaborar reflexões e uma política regional com relação à demanda atendida.

MONGAGUÁ.
Mongaguá está se adequando à decisão. Entre as ações realizadas, a ampliação do quadro de Recursos Humanos da Diretoria de Assistência Social permitirá a implementação do Serviço de Abordagem Social de Mongaguá. A cidade também está ampliando as ofertas de banhos diários, com entrega de kit de higiene no CRAS. Além disso, há o estudo da proposta de chamamento público para a abertura de uma casa de passagem para 2025.

PERUÍBE.
Peruíbe explica que das 18 medidas determinadas pelo Poder Judiciário de cumprimento no âmbito municipal e estadual, 44% se tratam de ações que são de responsabilidade da política de assistência social e, dessas, já cumpre 50%, envolvendo a disponibilização de itens de higiene pessoal, alimentação, regularização rotineira de documentos, cadastro para acesso ao Programa Bolsa Família e outras ações.

PRAIA GRANDE.
Praia Grande informa que já segue estas diretrizes, buscando dar mais oportunidades para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Recentemente, realizou uma Força-Tarefa que ofereceu serviços às pessoas em situação de rua, entre eles recâmbio de pessoas e atendimento à saúde por intermédio do Consultório na Rua.

SÃO VICENTE.
A Prefeitura de São Vicente informa que mantém equipamentos públicos voltados à população de rua, diálogo com as organizações sociais e serviços que atuam na rede de proteção e direitos, construindo ações conjuntas.

Também que irá realizar o Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua, no qual será apresentada a sociedade a política municipal de atenção às pessoas em situação de rua. Cubatão e Itanhaém não enviaram respostas à Reportagem.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter