Santos

Plano de ação ODS para cidade de Santa Catarina é apresentado por Santos

Apresentação ocorreu durante uma reunião on-line com aproximadamente 20 representantes de instituições chapecoenses

Da Reportagem

Publicado em 15/05/2024 às 16:58

Atualizado em 15/05/2024 às 17:04

Compartilhe:

Reconhecida pelo pioneirismo em diversas ações, como a criação do Movimento ODS Santos 2030, Santos foi convidada pelo comitê para compartilhar como está sendo realizada a implementação dos ODS na Cidade / Divulgação/PMS

Nesta terça-feira (14), o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (Depods/OTC), apresentou o plano de ação municipal para o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU ao Comitê ODS de Chapecó, cidade de Santa Catarina.

A apresentação ocorreu durante uma reunião on-line com aproximadamente 20 representantes de instituições chapecoenses. O Comitê ODS Chapecó é uma organização que faz parte do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, dedicada a promover e implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região Oeste catarinense. O comitê engaja diversas instituições e setores da iniciativa pública e privada em encontros e ações que visam disseminar o conhecimento sobre os ODS.

Reconhecida pelo pioneirismo em diversas ações, como a criação do Movimento ODS Santos 2030, Santos foi convidada pelo comitê para compartilhar como está sendo realizada a implementação dos ODS na Cidade. O chefe do Depods, Fábio Tatsubô, detalhou as etapas do processo, partindo da organização interna da administração municipal até a criação de parcerias com outros municípios, estados e países.

Para a coordenadora-geral do Comitê ODS de Chapecó, Taise Perondi, os cases de Santos devem inspirar o planejamento de Chapecó. “Os membros podem oferecer contribuições aos planos da cidade alinhados aos ODS abrangendo novas ideias, propor soluções inovadoras, mobilizar a comunidade e estabelecer parcerias estratégicas, como em ações em Câmara de Vereadores e associações de impacto local”, revelou. “Ver isso funcionar em um cidade do tamanho de Santos é muito bonito”, celebrou a representante da Menos Lixo Consultoria Ambiental, Maria Gabriela Knapp. “Essas parcerias são importantes para mostrar que não é impossível. Isso é algo muito difícil das pessoas entenderem”, complementou a engenheira ambiental sobre a integração entre Santos e Chapecó.

Tatsubô explicou que os planos do departamento, bem como do Movimento ODS Santos 2030, atravessarão os limites territoriais da Cidade. Desta forma, mais pessoas se comprometerão com o desenvolvimento sustentável. “Estamos preparando o Encontro das Cidades ODS, com painéis e atrações pertinentes de todo o Brasil. Aguardamos representantes de cada estado. A proposta é amplificarmos as conexões e refletirmos sobre os desafios desses últimos cinco anos de Agenda 2030”, afirmou o representante santista, convidando o Comitê de Chapecó para participar do evento que acontece em 21 de junho, em Santos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

São Vicente, no Litoral de SP, tem programação especial para Dia dos Finados

O feriado é comemorado no próximo sábado (2)

Cotidiano

Veja programação do Guarujá para Dia de Finados no Litoral de SP

Celebrado no dia 2 de novembro, o feriado é marcado por momentos de reflexão e de visitas aos túmulos de entes queridos e amigos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter