Santos

Planejamento para fortalecer o desenvolvimento sustentável é feito por Santos e Cubatão

Reunião aconteceu em Cubatão na última terça-feira (14)

Da Reportagem

Publicado em 17/05/2024 às 17:59

Compartilhe:

Convidado pela presidente da Agenda 2030 em Cubatão, Sandra Regina Godoi, o chefe do Depods, Fábio Tatsubô, apresentou o plano de ação ODS santista e reforçou a importância das gestões públicas na implementação das metas de desenvolvimento sustentável / Divulgação/PMS

Na última terça-feira (14), o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos participou de uma reunião ordinária da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável de Cubatão, na sala de reunião da Secretaria de Meio Ambiente do município. O objetivo foi refletir e projetar planos para os anos finais da Agenda 2030.

Convidado pela presidente da Agenda 2030 em Cubatão, Sandra Regina Godoi, o chefe do Depods, Fábio Tatsubô, apresentou o plano de ação ODS santista e reforçou a importância das gestões públicas na implementação das metas de desenvolvimento sustentável.

Gestores públicos cubatenses, como o secretário de Meio Ambiente, Halan Clemente, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Rodrigo Lemes de Freitas, a secretária de Habitação, Andrea Maria de Castro, e o secretário de Turismo, Fabrício Lopes, bem como representantes da academia, incluindo educadores da Etec, do Instituto Federal de Cubatão e da RTA Consultoria Ambiental, também participaram da reunião.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para incentivar o cadastramento e o monitoramento do desempenho dos 17 ODS e das 169 metas associadas nas iniciativas da sociedade civil. Enfatizando especialmente os ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implantação), os participantes debateram formas de catalogar todas as iniciativas locais, promovendo a transparência e o compartilhamento de informações.

Para Sandra, a reunião foi uma excelente oportunidade para alinhar estratégias, fortalecer parcerias e ampliar o impacto positivo de ações. “As cidades de Santos e Cubatão já desenvolvem importantes trabalhos voltados para o desenvolvimento sustentável, cujos resultados têm impactado positivamente a vida das pessoas em diversos segmentos”, afirmou.

Um dos principais avanços discutidos foi a proposta de compartilhar dados e experiências entre os municípios. A Prefeitura de Cubatão tem interesse em assinar um termo de cooperação para o compartilhamento de códigos da plataforma Dados Abertos, do Portal da Transparência de Santos, assim como o pactuado entre Santos e Guarujá, em fevereiro (). “É uma forma de facilitar iniciativas de interesse comum e fortalecer as parcerias para promover um futuro mais sustentável para as pessoas da Baixada Santista”, reforçou Tatsubô.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa da Tainha termina neste final de semana no Litoral de SP

A entrada é gratuita e os visitantes pagam apenas pelo que consumirem

Cotidiano

Estrada do Litoral de SP tem bloqueios a partir deste final de semana; veja horários

Motorista precisa ficar esperto em todos os sentidos da via

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter