EVENTO

Pedal Retrô reúne bikes e solidariedade em Santos

Todos os anos o Pedal Retrô arrecada alimentos não perecíveis para ajudar entidades que fazem a diferença na vida de outras pessoas

LG Rodrigues

Publicado em 09/07/2022 às 07:30

Compartilhe:

Criado inicialmente para celebrar o aniversário da loja American Ciclo, o Pedal Retrô tem por objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte / DIVULGAÇÃO

O já tradicional Pedal Retrô, evento que reúne centenas de ciclistas anualmente para um passeio pelas ruas e avenidas de Santos e também promove arrecadações que auxiliam entidades parceiras dos organizadores, deve voltar neste domingo (10) após uma pausa forçada devido aos efeitos gerados pela pandemia de Covid-19.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Criado inicialmente para celebrar o aniversário da loja American Ciclo, o Pedal Retrô tem por objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, melhorando as condições de saúde, trazendo benefícios ao meio ambiente, e à mobilidade urbana. Além de todas essas vantagens, todos os anos o Pedal Retrô arrecada alimentos não perecíveis para ajudar entidades que fazem a diferença na vida de outras pessoas. 

“O ‘Pedal Retrô’ nasceu para comemorar o aniversário da empresa, que nasceu em 1989. E aí meu pai e eu tivemos a ideia de, além de fazer um Pedal para comemorar o aniversário, fazer alguma coisa que fosse ajudar pessoas com a pegada do que a gente gosta porque a American Ciclo gosta de bicicletas antigas, gosta do estilo de bicicleta urbana, a gente não é muito da pegada do mountain bike, a gente gosta mesmo do estilo ‘bike urbana’ então combinava”, afirma Ingrid Anastácio, filha de Nelson e Clarice, que fundaram a American Ciclo.

“Eu falei para ele, ‘vamos também fazer uma arrecadação para ajudar alguma instituição’, e ele concordou e disse para estudarmos qual seria a instituição, isso ainda durante a primeira edição, e eu comecei a procurar as instituições, e ver o que que era séria e o que eu julgava sério e escolhi a Casa Vó Benedita e este ano conheci o Instituto Cenin, que cuida de crianças com câncer e dá auxílio para as famílias que precisem de alimentação. É uma iniciativa bem bacana deles”, afirma.

Logo na primeira edição, o Pedal Retrô já foi um sucesso e contou com 80 ciclistas que participaram da atividade, levaram alimentos e ainda participaram de sorteios. Nas edições seguintes, o grupo cresceu ainda mais e mais do que triplicou na última vez que o evento foi realizado.

“Na última edição, que foi em 2019, nós tivemos trezentos participantes no evento e a gente arrecadou acho que 290 kg de alimentos, quase 300kg, tanto que eu comprei mais de 10 kg depois para arredondar o valor certinho e eu levei pra Casa da Vó Benedita”, explica Ingrid.

Para participar do passeio, que será realizado neste domingo (10), basta levar 1kg de alimento não perecível às 9hs na unidade do American Ciclo, que fica localizada na Avenida Almirante Saldanha da Gama, 198, na Ponta da Praia, em Santos. Após a arrecadação, o grupo partirá até o Centro Histórico de Santos onde estará acontecendo o Festival do Café. A expectativa é que esse ano 500 pessoas integrem o passeio.

“Na primeira [edição] nós tínhamos acho que 80 pessoas, mas foi aumentando. Os 80 foram para 130, daqui a pouco 190 e a gente levou um susto porque a gente faz sorteio na porta da loja e entrega senhas e de repente tinham quase 200 pessoas e meu pai virou pra mim nesse dia e disse ‘Ingrid, a sorte é que eu fiz 200 senhas. Ano que vem eu tenho que fazer trezentas, né?’ Aumentou bastante o fluxo de pessoas com a bicicleta por conta do Covid, a bicicleta entrou na moda”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Detran confirma que pão de forma pode alterar teste de bafômetro ; VEJA VÍDEO

Assunto gerou polêmica nas redes sociais e levantou diversas dúvidas

Cotidiano

Idoso é atropelado por caminhão e tem moto destruída; VÍDEO

Além disso, vítima deve lesões constadas por autoridades médicas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter