LITERATURA

Para estimular leitura, Aquário de Santos cria a Geladeira do Saber

No auditório do parque, uma Geladeira do Saber complementa as ações do Município pela difusão do conhecimento através da leitura, hábito celebrado neste sábado (7)

Da Reportagem

Publicado em 07/01/2023 às 21:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ao entrar no parque, os visitantes já conhecem o espaço onde fica a geladeira, que traz a frase "Alimente sua mente!" / Nathalia Filipe / Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

Além de ter papel importante na preservação ambiental, o Aquário Municipal de Santos também é grande incentivador da leitura. No auditório do parque, uma Geladeira do Saber complementa as ações do Município pela difusão do conhecimento através da leitura, hábito celebrado neste sábado (7), Dia Nacional do Leitor.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Feira do Livro inicia mais uma edição em Guarujá

• Autor de Mongaguá lança livro de poemas

• Escritora de São Vicente ganha Europa e volta para sua segunda Feira do Livro em Portugal

Ao entrar no parque, os visitantes já conhecem o espaço onde fica a geladeira, que traz a frase “Alimente sua mente!”. No local, podem deixar ou pegar qualquer livro. As doações são coletadas pela Unidade de Educação Ambiental do Aquário, que repõe as obras conforme são levadas pelo público.

“Existe uma rotatividade muito grande. Muitas pessoas sentam aqui no auditório para ler, enquanto outras levam para casa, bem como, às vezes, também trazem caixas com livros”, conta o biólogo e coordenador do Aquário, Alex Ribeiro. A iniciativa partiu da equipe do próprio parque municipal, quando uma geladeira da unidade quebrou e a ideia de transformá-la numa minibiblioteca, como já é feito em outros lugares, surgiu.

Continua depois da publicidade

Além dos livros, o parque oferece diversos panfletos que levam informações ao público de todas as idades, tanto sobre o próprio Aquário quanto a respeito de seus parceiros, como o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) e o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Assim como o Leia Santos, grande programa santista de estímulo à leitura, o objetivo da Geladeira do Saber é facilitar o acesso dos cidadãos aos livros. “A gente tem essa preocupação de que, quando as pessoas visitem o Aquário, elas não façam só um passeio, mas tenham acesso a culturas diferentes, informações sobre o meio ambiente e conhecimentos em geral”, afirmou Ribeiro.

TURISTAS APROVAM INICIATIVA.
Com o Aquário repleto de turistas na manhã desta quinta-feira (5), a Geladeira do Saber foi ‘apresentada’ a centenas de visitantes. Entre eles, a diarista Ivanda Angélica Gomes, 55 anos, que estava acompanhada da filha e da neta, com as quais veio de Guarulhos (SP) para passar as férias. “A ideia dos livros é boa porque se aprende muito com eles e faz com que as crianças saiam um pouco do celular e da internet”, afirmou Ivanda.

Continua depois da publicidade

O veterinário Ricardo Cardoso, 44, é do Mato Grosso do Sul e também está passando um período na Cidade com a mãe, os filhos e a mulher. Para ele, a ação está igualmente aprovada. “Acho legal porque incentiva a leitura. Penso que tem que ter essas iniciativas mesmo, para que a população passe a se interessar mais pelos livros”.

O Aquário Municipal fica na Praça Vereador Luiz La Scala s/nº, na Ponta da Praia, e é um dos principais destinos turísticos de Santos. O parque funciona de quinta a terça, das 9h às 18h, com bilheteria se encerrando às 17h30. O ingresso custa R$ 10.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software