MOBILIDADE
Acompanhado pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e do prefeito Rogério Santos (Republicanos), Costa Filho destacou as dificuldades vividas pelos caminhoneiros
Caminhonheiros ganharão mais um espaço em Santos / IGOR DE PAIVA / DIÁRIO DO LITORAL
Continua depois da publicidade
Com o objetivo de desafogar o trânsito de diversos bairros, incluindo alguns em regiões da Zona Noroeste de Santos, a Cidade começou a ganhar novos espaços direcionados para o estacionamento de caminhões. Na tarde desta quinta-feira (23), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, oficializou a abertura de um espaço localizado na Avenida Perimetral para receber apenas veículos de grande porte.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Apoie o jornalismo regional e independente
Continua depois da publicidade
Acompanhado pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e do prefeito Rogério Santos (Republicanos), Costa Filho destacou as dificuldades vividas pelos caminhoneiros que passam pelo Porto de Santos.
"A gente sabe do sacrifício desses últimos anos e não ter a oportunidade de ter um estacionamento. É uma luta antiga que a gente tá tendo a oportunidade de, através de muito diálogo, buscar uma construção coletiva e hoje essa nova área vai atender em torno de 250 a 260 caminhões. Significa dizer que nós estamos viabilizando 50% dos caminhões aqui de Santos para poder ter a oportunidade de estacionar o seu caminhão", explicou.
Continua depois da publicidade
O ministro destacou que a área, localizada na Avenida Mário Covas Jr, a Avenida Perimetral, não deve ser a única, entretanto, e há estudos por parte das autoridades para viabilizar novos estacionamentos.
"Estamos estudando, o nosso presidente Pomini ele tem pensado também em áreas, tem conversado com muita gente do setor produtivo, mas é importante que a gente, em pouco menos de dois meses de mandato, e a orientação do presidente Lula é buscar soluções, e a gente já fez essa ação e em 50% e vamos trabalhar ao longo desses próximos anos pra buscar outras alternativas. É um desafio nosso, é um desafio do presidente Pomini e de toda gestão", finalizou Costa Filho.
DEFINITIVO.
Apesar da inauguração atender boa parte das exigências da categoria dos caminhoneiros, o presidente da APS afirma que há estudos para um projeto que deverá sanar totalmente o problema de falta de vagas de estacionamento para caminhões na Baixada Santista: o EcoPátio próximo da divisa entre Santos e Cubatão.
Continua depois da publicidade
"Essa é uma dívida antiga que o Porto de Santos tem com a cidade, mas em especial com os principais trabalhadores de toda infraestrutura portuária brasileira. Ou seja, faz mais de vinte anos que esses trabalhadores aguardam por uma área adequada que terá capacidade para a boa acomodação desses grandes profissionais e o Porto de Santos precisa resolver o conflito entre a logística e a boa convivência dos cidadãos".
"Então desde que nós chegamos, o prefeito chamou a atenção pra essa demanda e a gente fez diversas reuniões sobre o assunto. O Ministro Silvio Costa determinou, assim que assumiu, que nós encontrássemos uma solução e nós chegamos a um bom termo, são 31 mil metros de área que estão cedidas agora para os caminhoneiros de forma provisória. Nós teremos, em definitivo, o EcoPátio do Porto de Santos, uma área de 500 mil metros, ali na Ponte Estaiada, entrada da cidade, local que se apresenta de forma adequada para a construção e a implementação de um ecopátio. Esta sim é uma área adequada de forma definitiva. O chamamento será publicado no início do próximo ano já para a construção desse EcoPátio definitivo", finalizou Pomini.