Santos

Mutirão em Santos elimina 115 focos de larvas em imóveis

Agentes enfrentam desafios

Da Reportagem

Publicado em 09/03/2023 às 10:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As equipes retornam ao Macuco no sábado (11) para visitar imóveis que estavam fechados nesta quarta-feira / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Cerca de 70 quadras do Macuco receberam, nesta quarta-feira (8), o nono mutirão de combate ao Aedes aegypti deste ano em Santos. Os agentes da Seção de Controle de Vetores (Secove) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vistoriaram 2.323 imóveis do bairro, eliminando 115 focos com larvas de mosquito. O objetivo da ação é acabar com o transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A rotina dos agentes da Secove não é das mais fáceis. Em algumas situações, um dos primeiros obstáculos é ter que acordar os moradores para convencê-los a entrar na casa para a vistoria. Os mutirões começam por volta das 9h, horário em que muitos ainda estão dormindo ou com pressa para ir trabalhar ou levar os filhos na escola.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos inicia campanha para evitar acidentes em cruzamentos sem semáforos

Os cães também às vezes são transtornos. É pedido aos moradores para que prendam os animais durante a visita das equipes. Mesmo seguindo esta recomendação, alguns cães avançam contra o pessoal que faz a vistoria.

Na vistoria desta quarta (8), um dos moradores que receberam as equipes foi o autônomo Guilherme Teixeira. A preocupação dos agentes era com relação às bandejas dos dois refrigeradores que ele tinha na área externa. A vistoria constatou que não havia água acumulada nos recipientes. "É bem importante esta ação das equipes. Infelizmente, tem muita gente que pensa que não existem mais casos de dengue na Cidade", comentou Guilherme.

Continua depois da publicidade

Em outra residência vistoriada no Macuco, foi encontrada água parada em um local inusitado: em uma bicicleta infantil deitada, na cavidade formada pelo banco. Foram encontrados focos de mosquito em bromélia, pneu, sucata, ralos, vasos com plantas, recipiente para consumo de pets e vasos sanitários.

As equipes retornam ao bairro no sábado (11) para visitar imóveis que estavam fechados nesta quarta-feira. 

BALANÇO

Continua depois da publicidade

Além do Macuco, as equipes já percorreram este ano os bairros Bom Retiro, Santa Maria, Gonzaga, Ponta da Praia, José Menino, Pompeia, Aparecida, Boqueirão e Embaré. Já foram eliminados 1.110 focos com larvas de mosquito.

Em 2023, Santos registrou 13 casos de dengue e sete de chikungunya.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software