X

SANTOS

Santos inicia campanha para evitar acidentes em cruzamentos sem semáforos

A primeira ação ocorrerá das 9h às 12h, na quinta-feira (9), no cruzamento das ruas Carlos Gomes com Visconde de Cayru (Campo Grande)

Da Reportagem

Publicado em 08/03/2023 às 21:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sinalização de trânsito / Divulgação

Ignorar as placas que alertam para parada obrigatória em cruzamentos pode ser decisivo para a ocorrência de acidentes, colocando a vida de motoristas e pedestres em risco. Pensando nisso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lança nesta quinta-feira (9) a campanha 'PARE', que pretende reduzir acidentes e reforçar as regras de trânsito.

A ação educativa orientará condutores em cruzamentos sem semáforos da Cidade, que já estão sinalizados com placa de parada obrigatória em uma das vias (a que não é a preferencial), mas que, muitas vezes, acabam ignorados.

A abordagem aos motoristas contará com reforço visual – um inflável de dois metros de altura reproduzindo a placa. A ideia é chamar a atenção para a sinalização. Nos locais em que a ação ocorrerá, operadores de tráfego da Educação para o Trânsito da CET abordarão condutores para explicar a sequência correta para transpor o cruzamento de forma segura.

PROGRAMAÇÃO

A primeira ação ocorrerá das 9h às 12h, na quinta-feira (9), no cruzamento das ruas Carlos Gomes com Visconde de Cayru (Campo Grande). Na sexta-feira (10), no mesmo horário, o local escolhido será o cruzamento das ruas Barão de Cotegipe e Liberdade (Boqueirão).

Na semana seguinte, a partir de segunda-feira (13), a ação ocorrerá nos seguintes cruzamentos: Avenida Projetada (927) com a Avenida Francisco de Domênico (Castelo); Rua Almirante Barroso com a Rua Espírito Santo (Campo Grande); Rua Espírito Santo com a Rua Pará (Campo Grande); Rua Paraná com Rua Prudente de Moraes (Vila Mathias) e Praça Benedito Calixto com Rua Euclides da Cunha (Pompeia). Os locais escolhidos foram os que, apesar da sinalização de trânsito ampliada, possuem maior ocorrência de acidentes.

REGRAS

Em via com a sinalização Pare, o procedimento a ser seguido é: reduzir a velocidade antes do cruzamento, parar o veículo, analisar as condições de segurança e esperar o melhor momento para transpor o cruzamento e seguir o percurso.

Não atender à sinalização de parada obrigatória tem a mesma gravidade do avanço do sinal vermelho. Ambos são enquadrados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como infrações gravíssimas, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter