X
Santos

Mutirão do Dia de Limpeza de Rios e Praias recolhe mais de 376 kg de resíduos em Santos

Instituto Gremar co-organizou um mutirão de limpeza de praia em Santos

Mutirão em Santos / Reprodução

No último domingo (18/9), o Instituto Gremar co-organizou um mutirão de limpeza de praia em Santos, por ocasião do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DLMRP). Também assinaram a realização da ação o Instituto Mar Azul, o Projeto Mantas do Brasil, o Projeto Albatroz, a associação Santos Lixo Zero e a Secretaria de Meio Ambiente de Santos.

O DLMRP, que ocorre sempre no terceiro sábado de setembro (exceto em 2020, cancelado devido à pandemia da Covid-19), visa estimular a consciência ambiental nos diversos setores da sociedade a partir de iniciativas práticas. Desde 2018, mais de 100 toneladas de lixo foram recolhidas em ações organizadas ou que contaram com a participação do Instituto Gremar.

Vale ressaltar que o descarte inadequado desses materiais é um dos principais causadores de mortes de animais marinhos em todo o mundo e, consequentemente, impacta diretamente o trabalho do Instituto Gremar pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), onde é responsável pelo trecho entre as cidades de Bertioga e São Vicente

Resultados da ação

Desta vez, mobilizando aproximadamente 240 participantes, foram recolhidos 62 tipos de resíduos diferentes, totalizando mais de 376kg e 20,5 mil itens, em uma área que se estendeu da Ponta da Praia até o Canal 4 (Av. Siqueira Campos).

Deste total, os itens encontrados em maior quantidade foram: bitucas de cigarro (45%), plástico (35%, entre plásticos rígidos e moles, além de tampas, garrafas e pinos), isopor (11%), madeira (4%), vidro (2%) e petrechos de pesca (1%).

O evento adotou todas as medidas de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscaras de proteção, higienização com álcool em gel e distância segura entre os participantes. A Ativa House, a Petrodansk, a MSC e a Mandu Orgânicos colaboraram como apoiadores da ação.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Dois PMs morrem com suspeita de febre maculosa durante curso

Vítimas eram instrutores da COPC, que teve uma fase de curso em área de mata. Casos seguem em análise pela Fiocruz

Se já estava ruim, vai piorar! Petrobras anuncia novo aumento nas refinarias

Reajuste passa a valer nesta terça-feira (26) para gasolina e diesel

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software