SANTOS

Mutirão contra o Aedes elimina 56 focos de mosquito em dois bairros de Santos

Agentes comunitários e equipe da Terracom, para recolher objetos inservíveis, visitaram 1.977 residências

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2023 às 22:12

Compartilhe:

Agentes comunitários combatem focos da dengue / Divulgação/ PMS

Um novo mutirão realizado em Santos na manhã desta quarta-feira (7) para combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti eliminou 56 focos com larvas nos bairros Santa Maria e Bom Retiro, na Zona Noroeste. 

Agentes comunitários e equipe da Terracom, para recolher objetos inservíveis, visitaram 1.977 residências e estabelecimentos comerciais à procura de possíveis pontos de acúmulo de água onde se formam focos de transmissores de dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Agente de combate à dengue desde 2018, Nicole Pinheiros Santiago chamou a atenção para um fator que muitas pessoas costumam achar efetivo. Em uma das residências, a moradora havia colocado sal grosso na bandeja da geladeira, um dos locais onde mosquitos costumam se alojar. Apesar de a intenção ser combater o Aedes, a medida oferece risco a longo prazo. 

"O sal e o cloro são elementos corrosivos que, em contato com a peça da geladeira podem danificar o motor. Nesse caso, devemos apenas colocar detergente para eliminar as larvas", explicou a agente. 

MORADORES APROVAM 

Ignez Couto, 23, estava chegando em casa e não hesitou em abrir o portão ao ver a equipe se aproximando. A atendente e estudante de Enfermagem conta que, devido ao estudo, passou a entender melhor a importância de prevenir a doença infecciosa.

"Eu cuido aqui de casa, principalmente do quintal, mas depois de começar a estudar Enfermagem e aprender sobre a dengue e o mal que pode nos trazer, quis redobrar a atenção. Isso inclui receber os agentes e as orientações que eles dão", contou. 

Para o aposentado Raul da Silva, 63, a saúde do bairro depende da colaboração de todos. "O mais importante, por ter recebido os profissionais em casa, é saber que estou zelando pela minha residência. Para mim, todos deveriam abrir as portas para o pessoal da saúde, até porque podemos cuidar do nosso ambiente, mas não sabemos como está o dos vizinhos, e isso pode nos prejudicar". 

BALANÇO

Considerando as ações de combate ao Aedes realizadas até o momento em 2023, somam-se 1.799 focos localizados e eliminados. 

A equipe retornará ao bairro neste sábado (10) para visitar as residências onde os moradores não estavam. 

Os agentes de combate à dengue vestem coletes verdes e usam crachá de identificação. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter