Santos

Munícipes de Santos fiscalizam obras no Novo Quebra-Mar

Equipes da TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e da Ouvidoria Municipal estiveram no local explicando e tirando dúvidas dos moradores

Da Reportagem

Publicado em 30/03/2022 às 21:41

Comentar:

Compartilhe:

As obras da segunda fase do Novo Quebra-Mar, que consiste na remodelação do Parque Municipal Roberto Mário Santini (José Menino), passaram pela vistoria de munícipes na manhã desta quarta-feira (30), por meio do Programa Fiscaliza Santos. Equipes da TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e da Ouvidoria Municipal estiveram no local explicando e tirando dúvidas dos moradores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Representantes da Associação Santista de Longboard, o presidente Carlos Roberto de Alencastro Guimarães, mais conhecido como 'Lobinho', e o vice Caetano Valentim também participaram da fiscalização. Além de serem munícipes atuantes, também se interessaram em vistoriar as obras em razão do evento de surfe que realizarão em abril, onde ocuparão parte do Emissário.

"É um festival, que será a primeira etapa do Campeonato Santista de Surfe, onde vamos utilizar a torre dos jurados, a arquibancada e um acesso lateral. Pedimos permissão à Prefeitura, que liberou esse espaço, mas, logo após o evento, aquela área também entrará em obra", explicou Lobinho.

O vice e o presidente tiraram dúvidas com os engenheiros presentes e fizeram algumas sugestões, como a colocação de gradis ao redor do Quebra-Mar. "Fechando o parque, estaremos preservando o patrimônio do vandalismo", sugeriu o presidente. Para ele, "é importante o munícipe participar junto à Prefeitura, ainda mais de um projeto que realizará o sonho de muita gente, inclusive os nossos do surfe, do skate, basquete, patinação, todos. É um investimento que retorna não só para o santista, mas para o turista, e ainda valoriza a Cidade". 

O ouvidor municipal Rivaldo Santos agradeceu pela participação dos munícipes. "Nós fazemos esse programa para que a população conheça melhor as obras do Poder Público, acompanhe, pergunte sobre prazos e custos, e ainda deem sugestões, porque elas ajudam muito. Muitas vezes os engenheiros têm a visão técnica, mas quem vai usar tem outro olhar, e é disso que precisamos".

Valentim, o vice-presidente, aprovou a oportunidade de dialogar com o poder público. "Agradeço por terem nos ouvido, fomos muito bem recebidos. Agora aguardo o resultado da obra e nos colocamos à disposição. Queremos nos doar ao parque, com o maior prazer". Lobinho ainda complementou. "Esperamos que os equipamentos sejam conservados e passem por manutenção. Se depender de nós, iremos fiscalizar para que saia tudo corretamente. Podem contar com a comunidade do surfe".

 

NOVO QUEBRA-MAR

As obras no Novo Quebra-Mar estão sendo realizadas por fases, com liberação gradativa de espaços ao público. Até o momento, já foram entregues a pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas) e o espaço pet, que conta com bancos para os donos de bichinhos de estimação, áreas com grama e itens para os animais brincarem, além de espaço para bebedouro. Um trecho do jardim mais próximo à ciclovia, que passou por remodelação, também foi liberado. O espaço, que agora conta com novo paisagismo, recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.

Os próximos equipamentos a serem entregues, com previsão até o fim de junho, são a quadra de basquete 3x3, pista de patinação, restauração do monumento Tomie Ohtake e o mirante. Também estão incluídas nas próximas fases a construção de uma pista de skate, novo playground com brinquedos e o parque de águas com fonte interativa e monumento instagramável.

Ainda estão previstas as obras de infraestrutura da praça de alimentação e iluminação, drenagem, hidráulica e elétrica, remodelação do piso e renovação do mobiliário, além das reformas da arquibancada e dos prédios que ficam no emissário, como o Museu do Surfe, torre dos jurados e a Escola Radical de Surfe, prédios de apoio com banheiros, o pórtico de entrada do parque e a pista de asfalto de acesso lateral.

 

PRÓXIMAS EDIÇÕES DO FISCALIZA

O Fiscaliza Santos é realizado sempre às quartas-feiras, às 10h. A Ouvidoria Municipal fica responsável por convidar as sociedades de melhoramentos e associações de bairro, mas os interessados em participar também podem se inscrever diretamente pelo telefone do órgão, o 162.

As próximas visitas serão nos seguintes locais: quadra da UME Noel Gomes Ferreira (Rua Andrade Soares, 187, Caruara) na próxima quarta-feira (6); restauração do telhado da Garagem Municipal (Rua Júlio Conceição nº 2, Vila Mathias) no dia 13; restauro do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Senador Pinheiro Machado, nº 48, Vila Mathias) no dia 20; estação elevatória na bacia da Avenida Haroldo de Camargo - EEC7 (final da rua, no cruzamento com o Caminho da Divisa) no dia 27.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa da Tainha começa neste final de semana em Praia Grande

Atração gastronômica ocorre no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues

Cotidiano

Sua grande chance! Rumo Logística abre processo seletivo; veja

Empresa é uma das líderes do segmento e oferece vagas em todos os níveis de escolaridades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter