Preocupação é grande pois o pagamento diário da taxa pode pesar no orçamento familiar / Pixabay
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Se você mora na área continental de Santos, em bairros como o Caruara, por exemplo, terá que pagar dois pedágios caso queira ir até o Centro ou para o Guarujá.
A administradora da rodovia está instalando pórticos de cobrança de tarifas de todos os lados, deixando os moradores sem alternativa de transitar sem desembolsar dinheiro.
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De acordo com os residentes do local, a preocupação é grande porque a maioria trabalha ou faz compras no Guarujá, e o pagamento diário da taxa pode pesar no orçamento familiar.
Carlos Eduardo Salles é morador do Caruara e falou que a nova cobrança pode impactar quem vai ao médico, precisa fazer exames, quem se dirige até Itapema (Guarujá) ou quem vai para a área insular. O bairro ficará ainda mais isolado da área do município sede, disse ele.
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“Quando precisar ir ao Guarujá, pagarei tarifa. Quando precisar ir a Santos-ilha, terei que pagar dois pedágios ou a balsa. Não sei como vai ser e estou preocupado. Espero que as autoridades reconsiderem isso.”
Além de ter que pagar o pedágio, Salles afirmou que não viu melhoria alguma até agora, a não ser um pequeno recapeamento onde serão instalados os pórticos, no Iriri. Ainda segundo ele, acontecem muitos acidentes graves no trecho.
“Uso a pista quase diariamente há mais de vinte anos, no trecho entre Caruara e Monte Cabrão. O DER sempre manteve a pista em boas condições, mas na fase de transição para a concessão, a rodovia foi praticamente abandonada. Surgiram muitos buracos e existem pontos que, quando chove, ocorrem muitos casos de aquaplanagem.”
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Além da tarifa, o Consórcio Novo Litoral (CNL) informou em outra reportagem que está prevista a instalação de até 22 equipamentos de fiscalização de velocidade ao longo dos 212 km sob responsabilidade da concessionária (SP-088, SP-098 e SP-055), com prioridade para os trechos com maior incidência de acidentes e conforme contrato de concessão.
A proposta da localização já foi protocolada na ARTESP, que fará a validação dos pontos em parceria com o DER-SP. A instalação e o início da operação dos equipamentos dependem dessa definição, com previsão de conclusão até o fim deste ano.
“A medida visa à prevenção de acidentes, especialmente em trechos onde a desobediência aos limites de velocidade tem contribuído para ocorrências graves. Os radares são ferramentas de segurança viária e reforçam o compromisso com a integridade dos usuários”, conforme a nota.
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De acordo com a CNL, os motoristas já contam com uma estrutura operacional completa e ativa 24 horas por dia, que inclui atendimento pré-hospitalar com UTIs móveis, remoção de veículos, inspeção viária, combate a incêndios e oito Postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs).
Paralelamente, está em andamento um amplo programa de conservação viária, com foco na melhoria do pavimento, sinalização, drenagem, contenções e outros aspectos essenciais para garantir mais segurança, conforto e fluidez no tráfego.
O Consórcio Novo Litoral (CNL) foi procurado, mas não comentou ou enviou nota a respeito do bairro Caruara.
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