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Santos

Ministério da Infraestrutura reafirma compromisso em construir túnel entre Santos e Guarujá

Em reunião com vereadores da Baixada Santista, secretário nacional de Portos assegura que obra será incluída no projeto de desestatização do Porto de Santos

Secretário reforçou a decisão do Estado de incluir a obra no projeto de desestatização do Porto de Santos e se comprometeu a abrir consulta pública até fim de outubro ou início de novembro / Divulgação

Vereadores da Baixada Santista entregaram ao governo federal, nesta quarta-feira (29), moções de apoio à construção do túnel submerso como ligação seca entre Santos e Guarujá. Representantes de seis municípios da região, com apoio da deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) e da campanha Vou de Túnel, representada pelo porta-voz Eduardo Lustoza, foram recebidos pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA/MINFRA), Diogo Piloni e Silva, em Brasília (DF).

Na sua fala, Piloni destacou que a opção pelo túnel foi a mais conservadora por oferecer o mínimo de riscos, além de estar aderente aos objetivos portuários e de mobilidade. “Ficamos muito felizes de ter um conjunto de interesses alinhados. Temos um apelo muito grande para que se torne realidade. A solução é o túnel e ele vai acontecer”, enfatizou.

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O secretário reforçou a decisão do Estado de incluir a obra no projeto de desestatização do Porto de Santos e se comprometeu a abrir consulta pública até fim de outubro ou início de novembro. “A grande notícia é que o túnel, efetivamente, será materializado, e teremos um grande desenvolvimento da nossa região, principalmente na área social, de mobilidade, e na geração de empregos”, comemorou o porta-voz da Campanha Vou de Túnel, Eduardo Lustoza.

DESENVOLVIMENTO.
A deputada federal Rosana Valle (PSB) relatou que a luta pela ligação seca entre as duas cidades já dura 100 anos, mas que, somente agora, os municípios da região estão unidos em prol de uma solução de comum acordo: “Todas as Câmaras Municipais fizeram menção de apoio ao projeto”. Segundo ela, nos últimos anos, observou-se um desenvolvimento mais intenso das cidades do interior, e o interior ficou esquecido. A construção do túnel será, portanto, uma maneira de impulsionar o local.
Opinião compartilhada pelo presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), Betinho Andrade. De acordo com ele, a construção do túnel permitirá o desenvolvimento de toda a comunidade, integramente. “É também a opção mais viável tecnicamente para fazer a ligação seca sem prejudicar o desenvolvimento do porto e nem a instalação do aeroporto, que está em estudo.”

CAMPANHA.
Criada por um pool de empresas que defendem o túnel imerso como a melhor alternativa para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, além de ser a opção mais rápida para o deslocamento e econômica para os cofres públicos, a campanha Vou de Túnel tem o objetivo de informar a população e os gestores públicos sobre as vantagens do modal, tanto para o desenvolvimento portuário na região, quanto para as cidades de Santos e Guarujá.

Outras informações podem ser obtidas no site do movimento: https://voudetunel.com.

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