X

Santos

Ministério da Infraestrutura reafirma compromisso em construir túnel entre Santos e Guarujá

Em reunião com vereadores da Baixada Santista, secretário nacional de Portos assegura que obra será incluída no projeto de desestatização do Porto de Santos

Da Reportagem

Publicado em 30/09/2021 às 10:50

Atualizado em 30/09/2021 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Secretário reforçou a decisão do Estado de incluir a obra no projeto de desestatização do Porto de Santos e se comprometeu a abrir consulta pública até fim de outubro ou início de novembro / Divulgação

Vereadores da Baixada Santista entregaram ao governo federal, nesta quarta-feira (29), moções de apoio à construção do túnel submerso como ligação seca entre Santos e Guarujá. Representantes de seis municípios da região, com apoio da deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) e da campanha Vou de Túnel, representada pelo porta-voz Eduardo Lustoza, foram recebidos pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA/MINFRA), Diogo Piloni e Silva, em Brasília (DF).

Na sua fala, Piloni destacou que a opção pelo túnel foi a mais conservadora por oferecer o mínimo de riscos, além de estar aderente aos objetivos portuários e de mobilidade. “Ficamos muito felizes de ter um conjunto de interesses alinhados. Temos um apelo muito grande para que se torne realidade. A solução é o túnel e ele vai acontecer”, enfatizou.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

O secretário reforçou a decisão do Estado de incluir a obra no projeto de desestatização do Porto de Santos e se comprometeu a abrir consulta pública até fim de outubro ou início de novembro. “A grande notícia é que o túnel, efetivamente, será materializado, e teremos um grande desenvolvimento da nossa região, principalmente na área social, de mobilidade, e na geração de empregos”, comemorou o porta-voz da Campanha Vou de Túnel, Eduardo Lustoza.

DESENVOLVIMENTO.
A deputada federal Rosana Valle (PSB) relatou que a luta pela ligação seca entre as duas cidades já dura 100 anos, mas que, somente agora, os municípios da região estão unidos em prol de uma solução de comum acordo: “Todas as Câmaras Municipais fizeram menção de apoio ao projeto”. Segundo ela, nos últimos anos, observou-se um desenvolvimento mais intenso das cidades do interior, e o interior ficou esquecido. A construção do túnel será, portanto, uma maneira de impulsionar o local.
Opinião compartilhada pelo presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), Betinho Andrade. De acordo com ele, a construção do túnel permitirá o desenvolvimento de toda a comunidade, integramente. “É também a opção mais viável tecnicamente para fazer a ligação seca sem prejudicar o desenvolvimento do porto e nem a instalação do aeroporto, que está em estudo.”

CAMPANHA.
Criada por um pool de empresas que defendem o túnel imerso como a melhor alternativa para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, além de ser a opção mais rápida para o deslocamento e econômica para os cofres públicos, a campanha Vou de Túnel tem o objetivo de informar a população e os gestores públicos sobre as vantagens do modal, tanto para o desenvolvimento portuário na região, quanto para as cidades de Santos e Guarujá.

Outras informações podem ser obtidas no site do movimento: https://voudetunel.com.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter