X

Educação

Mês de julho reserva muitas atrações na Biblioteca do CEU das Artes em Santos

Atividades como artesanato, teatro e xadrez, ações sociais além de outros encontros serão realizadas

Da Reportagem

Publicado em 30/06/2022 às 11:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além dos empréstimos de livros, o local abre também espaço para oficinas, bate-papos e campanhas sociais / Foto: Divulgação

A biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes (Praça da Paz Universal s/nº, Castelo), oferece programação diversificada no mês de julho. Além dos empréstimos de livros, do espaço brincante dedicado às crianças e do display 'Leve, Leia e Doe', do projeto 'Leia Santos', o local abre também espaço para oficinas, bate-papos e campanhas sociais. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Comandada pela professora Andrea Campanilli, as aulas de artesanato ocorrem às terças-feiras, às 14h, e visam trabalhar com a confecção de diversos tipos de peças a partir da reciclagem de materiais utilizados em casa e que podem ser transformados, em vez de virarem lixo. A turma ainda segue com inscrições abertas.

Todas as quartas-feiras, a partir das 14h, as professoras Diná Lisboa e Solange Aparecida ministram a oficina de fuxico. Realizada em parceria com o Núcleo de Lideranças das Mulheres (Nuclim), as aulas visam não somente criar um espaço de acolhimento para as mulheres, como também ensiná-las a confeccionar peças que possam ser vendidas e gerar renda. A participação é apenas para mulheres e não é necessário fazer inscrição.

TEATRO E XADREZ

Ministrado por Daniel Calado, a oficina teatral 'Labirinto dos Personagens' conduz os alunos na construção de personagens através de um jogo. A proposta é estimular a integração da arte teatral às demais artes. A ação ocorre às terças e quintas-feiras, às 19h.

Ministrado pelos professores Iago Moura e Alex Santos Padovezi, o Plantão de Xadrez ensina noções básicas do jogo e como praticá-las. As aulas acontecem às terças-feiras, a partir das 13h ou por agendamento.

Projeto voltado para crianças de 6 a 11 anos, o Roda de Histórias traz a contadora de histórias e criadora da 'Turma do Longinho', Carol Porto. Escolas, instituições e turmas interessadas devem agendar a participação através das redes sociais do CEU das Artes (@ceudasarteszn). O projeto é realizado às segundas-feiras, às 14h30.

AÇÕES SOCIAIS

O local também abriga as ações sociais Varal Solidário e a Campanha do Agasalho, que têm como objetivo criar um espaço onde as pessoas possam doar e receber roupas, sapatos e acessórios. 

Em julho, a biblioteca inicia o projeto 'Adote um Ciclo', que será realizado de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h. Realizado em apoio à iniciativa do Coletivo Fortalecer Mulheres, a ação tem como objetivo combater a pobreza menstrual e cultivar a solidariedade entre as pessoas que menstruam, por meio da doação e distribuição de absorventes. 

Outra novidade é a ação 'Oferta de Poemas'. Durante todo o expediente da biblioteca do CEU das Artes é possível levar para casa poemas diversos. As frases ficaram dispostas em um baú, na porta do equipamento, à mão de quem quiser pegar e levar. 

OUTROS ENCONTROS

A roda 'Conhecendo Meus Direitos' debate e estuda legislações, principalmente aquelas voltadas à área de cultura. O próximo encontro ocorre na sexta-feira (1º), às 19h.

O 'Encontros', projeto que visa a acolhida de pessoas com deficiências, realizado em parceria com professoras e alunos da Unifesp, tem duas edições marcadas: dias 8 e 22, às 14h. 

Com mediação da atriz e poetisa Elis Alonso e do ator João Pedro Silva, o Clube de Leitura debate o texto 'Dois Perdidos Numa Noite Suja', do dramaturgo santista Plínio Marcos, dia 25, às 19h. 

Já no dia 27, às 18h30, será realizada a reunião da Promotoria Comunitária, que inicialmente estava agendada para acontecer em junho.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ALERTA

Paguei com Pix, mas era golpe; saiba como recuperar o dinheiro

Advogado explica o que fazer e quais instituições podem ajudar a se livrar do prejuízo

Brasil

Nota Fiscal Paulista libera R$ 35,6 milhões; veja como resgatar

Do total, R$ 16,8 milhões são destinados a pessoas físicas que cadastraram seu CPF em compras feitas em abril

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software