Cotidiano

Mega Bazar Santos "Edição Dia das Mães" traz novidades e homenagens

Segunda edição do ano do Mega Bazar Santos homenageia os ciganos e Santa Sara Kali

Da Reportagem

Publicado em 25/04/2022 às 13:40

Atualizado em 25/04/2022 às 13:54

Comentar:

Compartilhe:

Uma das novidades desta edição é a viagem que está sendo sorteada pelo instagram @megabazarsantos / Divulgação

A edição Mega Bazar Santos “Dia das Mães”, que acontece no domingo, 1º de maio, no Centro Espanhol, do meio-dia às 20 horas, homenageará os ciganos e Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
Santa Sara Kali é homenageada no mês de maio, nos dias 24 e 25. Santa Sara está ao lado das mulheres que querem engravidar, dos exilados e desesperados.
 
O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil, em 24 de maio. Por isso, a programação de danças do Mega Bazar Santos Edição Dia das Mães será recheada de apresentações de danças ciganas.  
 
Sorteio de Viagem para Campos do Jordão
Uma das novidades desta edição é a viagem que está sendo sorteada pelo instagram @megabazarsantos. O Mega Bazar Santos sorteia em parceria com a Cote Turismo uma viagem com 1 acompanhante para Campos do Jordão no dia 12/06! No passeio está incluso: transporte; seguro e guia; almoço com churrasco e passeios.
 
Adriana Piva, diretora da API Comunicação,  empresa que organiza o Mega Bazar Santos destaca: "para essa edição destacamos também que os alimentos nao perecíveis que solicitamos as expisitores e público em geral serão doados para o Fundo Social de Solidariedade de Santos além de homenagear a comunidade Cigana da cidade e a padroeira cigana, Santa Sara Kali".
 
Solidariedade
A entrada é gratuita, mas a organização do evento solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível (não obrigatório). Os alimentos arrecadados serão doados para Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompeia, que destinará os alimentos para o fundo Social de Solidariedade de Santos.  
 
Além disso, algumas entidades participam gratuitamente do Mega Bazar Santos edição Dia das Mães  expondo produtos que comercializam para contribuir com o trabalho assistencial que desenvolvem. Entre as entidades que já confirmaram presença estão: Ong Aliados do Bem e Lar Caminho de Cristo.
 
 
História dos Ciganos
 O reconhecimento do povo cigano como minoria étnica se deu com a Constituição de 1988 e as discussões sobre a inclusão dos ciganos aos direitos sociais só se deu a partir de 2002. Um marco importante foi a instituição do Dia Nacional do Cigano, comemorado em 24 de maio, em homenagem à sua padroeira Santa Sara Kali, em 2006. A partir daí a criação do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a publicação de uma cartilha de direitos da cidadania cigana abriu um espaço para a inclusão em políticas públicas e afirmação da sua identidade cultural de seus grupos.

Santa Sara conviveu com Jesus e foi obrigada a fugir de Israel devido as perseguições aos cristãos. Sara e mais algumas pessoas foram deixados em um barco à deriva, sem remo. Sara rezou e pediu a Deus para que chegassem a salvo em terra firme e prometeu dedicar sua vida para espalhar a palavra do Evangelho. A embarcação chegou sã e salva na França em uma cidade chamada Saintes Maries de La Mer (Santas Marias do Mar) devido às três Marias que acompanhavam a embarcação junto de Sara. Na cidade está localizado seu Santuário. Santa Sara cumpriu a sua promessa e dedicou-se a espalhar o Cristianismo.
 
Programação paralela:

DANÇAS
12h -  Aurora solo cigano
12h10- Trio Zingharas
12h15 -  Roberta Castro solo Cigano
12h20 -  Kelly Kecioris solo
12h25 - Aurora solo Ventre
12h30 às  12h40-  Apresentação Prof. Laura com dança Cigana
12h40 às 13h- Casal Raphael e Luciana com dança de casal e Manton.
13h às 13h20- Prof. Clarice e suas alunas
Livre para juntos dançarem
13h45 – Desirré – solo
14h às 14h30 - Grupo Nazar Romy By Esmeralda
14h30 às 14h50 - Grupo Ohana Dancas - Prof. Renata Lopes.
14h50 às 15h- Casal Lucero
15h às 15h10 - Falak - Dança Arabe
15h10 às 15h30- Grupo Ohana- Prof. Renata Lopes
 
SHOWS musicais
15h30 - Fred Myranda (Pop Rock nacional e músicas internacionais)
17h - João Raphael (voz e violão,  MPB e Pop Rock)
18h30 – Andrezinho (voz, violão, Pop e Sertanejo)
 
O Mega Bazar Santos edição Dia das Mães conta com os seguintes parceiros Cote Turismo, Fundo Social de Solidariedade de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompeia e Vital Dentales.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Descubra os nomes inspirados no espaço sideral que são mais escolhidos

A novela 'Família é Tudo', se aproveitou dessa popularidade e nomeou as protagonistas em homenagem ao Sistema Solar

Cotidiano

Sua grande chance! PATs do Litoral de SP oferecem 319 vagas de emprego; confira

Oportunidades são para todos os níveis de escolaridade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter