X

NO SÁBADO

Instituto Mar Azul promove 1º Mega Mutirão de Coleta de bitucas na praias de Santos

A participação é aberta ao público

Da Reportagem

Publicado em 22/11/2021 às 15:50

Atualizado em 22/11/2021 às 15:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com início previsto para as 8 da manhã, a coleta será realizada em toda a extensão da praia entre a Divisa (Santos/São Vicente) até o Aquário Municipal de Santos / Divulgação / Instituto Mar Azul

O Instituto Mar Azul, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos e demais entidades parceiras estará promovendo no próximo sábado (27), o 1º  Mega Mutirão de coleta de bitucas de cigarro.

Com início previsto para as 8 da manhã, a coleta será realizada em toda a extensão da praia entre a Divisa (Santos/São Vicente) até o Aquário Municipal de Santos, e será feita tanto na faixa de areia, quanto no calçadão interno, externo e jardim da praia de Santos. Ao todo, a ação será realizada em sete pontos da orla.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente.

Para o presidente do Instituto, Hailton Santos, essa realidade precisa ser modificada urgentemente. “É uma preocupação muito grande. Por isso, nossa intenção com essa” Mega Ação” é melhorar a qualidade do meio ambiente e da saúde e bem-estar da população, inclusive dos fumantes, realizando um trabalho de conscientização sobre os riscos ambientais que esse descarte incorreto representa”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além da conscientização do público em geral, o mutirão tem como objetivo trabalhar junto ao poder público, entidades e população ações de educação ambiental para gerar reflexões e transformações de mudanças de hábitos no descarte desse resíduo.

A participação é aberta ao público. Por isso, as pessoas que tiverem interesse em participar deverão efetuar sua inscrição através do formulário na bio da página do instagram (@imaoficial_013)onde serão direcionadas ao grupo mais adequado.

Após a coleta, todos deverão se dirigir ao ponto de apoio localizado na Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga, onde será feita a contabilização desse resíduo.

A ação faz parte do esforço conjunto, alinhado as metas: 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis, 14 — Oceanos, Mares e Recursos Marinhos; 15 — Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade e 17 — Parcerias para o Desenvolvimento, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como propostas pelas Nações Unidas até 2030 e alinhada a Década da Ciência Oceânica Brasil.

Seguindo os protocolos de higiene e segurança, é obrigatório o uso de máscaras e luvas.

O IMA, entidade ambientalista, já realizou 72 mutirões de limpeza de praia desde a sua criação, em 2013, e já retirou mais de185 mil bitucas de cigarro da faixa de areia e calçadão das praias de Santos.

O Instituto Mar Azul é um órgão não governamental que representa a sociedade civil em defesa da criação de políticas públicas relacionadas à balneabilidade das praias e preservação da vida marinha. O processo de criação surgiu da preocupação com a qualidade das praias de Santos e se deu a partir de 26 de agosto de 2012 com a realização do Manifesto Onda Azul.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter