X

Santos

Iluminação na orla começa a ser restabelecida após furtos de fiação

Os serviços começaram no trecho entre o canal 3 e a Praça das Bandeiras, no Gonzaga

Da Reportagem

Publicado em 14/09/2021 às 20:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

GCM de Santos atendeu a 19 ocorrências relacionadas a furtos de fiação na região da orla / Divulgação/PMS

O trabalho de recuperação das torres de iluminação instaladas na orla da praia, após danos causados pelo furto de fios, já foi iniciado pela Secretaria de Serviços Públicos de Santos (Seserp). Os serviços começaram no trecho entre o canal 3 e a Praça das Bandeiras, no Gonzaga, onde a ocorrência não comprometeu outros dispositivos do sistema. A expectativa é de que, caso não sejam identificados novos comprometimentos, a iluminação seja restabelecida nesta sexta-feira (17).

O contrato emergencial com a empresa vencedora da licitação para execução do reparo na iluminação nos demais trechos da orla será iniciado no começo da próxima semana.

A reativação do sistema de iluminação na faixa de areia será feita em etapas e depende da realização dos serviços de recuperação das infraestruturas e instalação de dispositivos de proteção para coibir o furto dos novos cabos elétricos.

 

SEGURANÇA

A Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu a 19 ocorrências relacionadas a furtos de fiação na região da orla, de janeiro a agosto deste ano, das quais foram seis flagrantes deste delito. No total, oito suspeitos foram conduzidos aos distritos policiais. Quando a GCM se depara com indivíduo em flagrante delito ou atitude suspeita, o mesmo é conduzido ao distrito policial (DP), onde são tomadas as devidas providências pela autoridade policial de plantão. 

Um dos suspeitos encaminhados ao DP foi um homem de 41 anos, flagrado furtando a fiação no canal 3, no dia 31 de julho: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/guarda-de-santos-detem-homem-que-furtava-fios-e-aplica-multas-por-falta-de-mascara. 

O suspeito pode ser identificado no vídeo anexo usando uma blusa preta, em atitude suspeita no canal 3 (ele pode ser identificado ao se movimentar se agachando perto da tubulação do canal). Na mesma data, a GCM, em patrulhamento pelo local, foi acionada pelas equipes do CCO e conseguiu deter o indivíduo na Rua Décio Stuart, no José Menino, próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Ele estava em posse de um saco de lixo, que continha o emaranhado de fio de cobre de aproximadamente 8 metros, pertencente à Prefeitura. O homem foi encaminhado ao 7º Distrito Policial, onde foi preso em flagrante delito.

A GCM também realiza forças-tarefas em apoio à Polícia Militar em ferros-velhos da Cidade. O objetivo é combater o crime de receptação de fiação de cobre. Neste ano, até sexta-feira (10), foram realizadas 33 operações nesses estabelecimentos, visando a fiscalização de documentos, bem como inibir a compra de material de procedência duvidosa e a recuperação de peças furtadas.

O combate e a investigação de furtos de cobre e outros delitos são de responsabilidade das autoridades policiais. Todas as imagens captadas pelas mais de 1.500 câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Município são disponibilizadas em tempo real às forças de segurança, que também mantêm equipes no CCO.

A população deve acionar a PM pelo telefone 190 e pode denunciar irregularidades pelo 153 (GCM).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter