X

Santos

Gênoa e Santos se tornam oficialmente cidades-irmãs

Evento aconteceu dentro da programação de comemoração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil

Da Reportagem

Publicado em 01/03/2024 às 15:34

Atualizado em 01/03/2024 às 16:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma carta de intenções já havia sido assinada em outubro do ano passado pelo prefeito genovês Marco Bucci e Santos, durante visita de uma delegação santista à Itália / Francisco Arrais/PMS

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Na manhã desta sexta-feira (1), Santos e a cidade italiana de Gênova se tornaram oficialmente irmãs, com a assinatura do termo de geminação na Società Italiana di Santos. O evento aconteceu dentro da programação de comemoração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil

O acordo, assinado pelo prefeito Rogério Santos e o vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, vai permitir o intercâmbio e a cooperação entre as cidades para consolidar a amizade e realizar trocas nas áreas cultural, histórica, de turismo, esporte, portos e educação. Uma carta de intenções já havia sido assinada em outubro do ano passado pelo prefeito genovês Marco Bucci e Santos, durante visita de uma delegação santista à Itália.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Num mundo globalizado, não podemos esquecer nossas raízes e é justamente por isso que estamos assinando esse compromisso com Gênova para a preservação da cultura genovesa e italiana aqui no Brasil. E falar do futuro é falar dos nossos filhos, dos nossos netos e de um mundo melhor. A partir de hoje, Gênova e Santos planejam seus futuros juntos", afirmou o prefeito santista.

Santos recebe exposição que celebra os 150 anos da imigração italiana

Piciocchi destacou a conexão que os dois municípios têm com relação aos portos, turismo, esportes, cultura e, principalmente, à partida dos italianos da Europa e chegada ao nosso País. "Nunca tinha vindo ao Brasil, mas em 24 horas percebi que temos muitos aspectos em comum entre Santos e Gênova. São cidades ligadas pela imigração, portas de entradas e saída de seus países. Por isso, temos a responsabilidade moral de manter viva a memória da imigração".

Marco Bucci participou de forma remota e comemorou acordo entre as cidades. "Assinar hoje esse pacto é ótimo e um grande ponto de partida para tudo o que faremos no futuro", afirmou o italiano, que pretende vir conhecer Santos pelas belezas relatadas pelos conterrâneos que vêm à Cidade.

Centro de Santos ganhará mural celebrando os 150 anos da imigração italiana

Entre as autoridades, estavam presentes a presidente e o diretor da Società Italiana di Santos, Isabel Santalucia e Fabio Niosi, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Domênico Fornara, conselheiro para novos investimentos da Prefeitura de Gênova, David Faltere, e deputado italiano Fabio Porta. O embaixador Hadil da Rocha Vianna, à frente do Consulado-Geral do Brasil em Milão, também participou remotamente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter