X

Santos

Feira O Coletivo reúne 60 empreendedores com opções de presentes criativos e sustentáveis para o Natal

Feira reúne mais de 60 empreendedores na AABB Santos neste sábado (7) e domingo (8), das 12h às 20h. Entrada é franca.

Da Reportagem

Publicado em 05/12/2019 às 14:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A feira é uma ótima oportunidade de comprar presentes baratos de Natal / Divulgação

Itens inovadores e sustentáveis não faltarão para quem visitar O COLETIVO em busca de opções para a tradicional troca de presentes de fim de ano. A edição de Natal está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, sábado e domingo, das 12h às 20h, na AABB Santos (Av. Ana Costa, 442 – 3º Piso – Salão Nobre), com entrada franca.

Pioneira na Baixada Santista, a feira de criativos organizada pela artesã e empreendedora Aline Tolotti reforça seu compromisso com a qualidade, o trabalho autoral com mão-de-obra justa e o atendimento. Assim, posiciona-se de forma clara em uma época do ano marcada pelo aumento considerável – e, muitas vezes, desenfreado – do consumo.

“O consumo consciente engloba desde a atitude sustentável da marca, desde a matéria-prima, mão-de-obra e embalagens utilizadas até a forma de se apresentar no mercado”, comenta Aline Tolotti.

Ao observarem estes pontos, os mais de 60 empreendedores que participam de O COLETIVO – não só da região, como também da capital paulista e outros estados – buscam reforçar junto ao consumidor a ideia de uma compra exclusiva e transformadora. Ou seja, um produto que atende suas necessidades e, ao mesmo tempo, colabora com a inovação, com a geração de empregos e com a formalização de profissionais.

“Já na minha primeira participação percebi que o Coletivo não era apenas uma feira, mas um encontro de empreendedores apoiando outros. É um evento que apoia e valoriza o nosso trabalho, por isso tão essencial”, comenta a artesã Milena Molarino, do Mi Ateliê.

Neste sentido, dentre os participantes desta edição, surgem diversas iniciativas de vanguarda.

A parceria entre a confecção Avanzatta (cujos tecidos são comprados de refugiados africanos residentes em São Paulo) e a Chinua Acessórios, por exemplo, tem zerado o desperdício de resíduo têxtil das duas marcas.

Já a Felichita destina a renda obtida na venda de suas faixas-turbante para o projeto Luzes da Vila, que atua na inclusão social, educacional e cultural de crianças em situação de vulnerabilidade no Morro do São Bento, em Santos.

Ainda no segmento de moda, a Hilha Store utiliza seu próprio resíduo de produção para criar novas peças e prioriza técnicas de tingimento artesanal, como o tie dye, que impacta minimamente o meio ambiente.

Da mesma forma, Biaquefez recorre ao linho na maioria de suas criações, por se tratar de um tecido sustentável, que não causa impacto nocivo ao solo e é facilmente incorporável ao ciclo de rotação de outras culturas.

Vale mencionar ainda os modelos veganos de bolsas da Abicatori e de carteiras da Bem Feito, que podem ser lavados ao invés de trocados, evitando geração de lixo extra; e, por fim, a parceria de produção desta última com a oficina de terapia em grupo do Coletivo Tem Sentimento, projeto social de acolhimento e geração de renda na região central de São Paulo (SP),

Responsabilidade ambiental –Outros exemplos se distribuem pelos corredores de O Coletivo. E basta uma breve conversa com os expositores para descobrir mais detalhes sobre cada trabalho.

Há casos como o da Oficina Upcycle, que recolhe madeiras descartadas na orla e nas ruas da cidade para produzir suas peças e utilitários - e ainda reutiliza o pó de serra produzido em compostagem, reforçando seu comprometimento com a causa ambiental.

Alinham-se ao mesmo conceito a Oh! Liva, que confecciona quadros decorativos prioritariamente de papel ou de PLA (material biodegradável à base de amido de milho), reutilizáveis em diferentes situações; e produtores de cosméticos como a Luna Essência, a Samaúma Biocosméticos e Zizi Aromaterapia que investem em matérias-primas naturais, valorizam o conhecimento e a economia regionais e adotam o reaproveitamento de embalagens, entre outras iniciativas.

Atendendo a uma campanha recorrente da organização do evento, todas as marcas participantes se comprometem com a redução do volume de lixo produzido e a maioria dispõe ou estimula o uso de ecobags por seus clientes. Os modelos oficiais do evento também são comercializados a preço de custo durante a feira, no valor de R$ 9,90.

Além disso, alguns expositores, como a Cicklo, a Repense (ambas dedicadas à produção de utilitários sustentáveis para o dia-a-dia doméstico e profissional) e a Camiseteria Barbutino já aboliram totalmente o uso de plásticos ou descartáveis.

 

Programação

A Edição de Natal de O Coletivo também contará com intervenções artísticas e culturais em seus dois dias de funcionamento.

Marcam presença durante todo o evento o projeto “Livro Livre”, com troca de livros e campanha de doação de novos exemplares (inclusive obras literárias), a música do DJ João Romualdo e o estúdio de Flash Tattoo de Mallu Santos e Renato Fernandes.

Outra atração é o live painting, com sessões a partir das 14h, tanto no sábado quanto no domingo, propondo a criação de uma obra de arte coletiva assinada pelo público e pelos artistas plásticos e designers Leonardo Leite (Estúdio Preô), Camila Bernardo, Alessandra VillaVerde e Nane Anders.

E como já tradicionalmente acontece, o Quintal da Veia ocupará o espaço gastronômico, servindo cervejas artesanais e petiscos exclusivos, inspirados pelo estilo de vida caiçara.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Vovô do iFood' é atropelado em Guarujá e motociclista morre na hora

Os dois se envolveram em um acidente na Avenida dos Caiçaras, no bairro Jardim Las Palmas, no final da tarde deste domingo (05)

ESTÁ EM MANAUS

Bolsonaro volta a buscar hospital por causa de dores no abdômen

Ex-presidente já tinha ficado internado por causa de um quadro de erisipela, entre sexta-feira e sábado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter