Santos

Exposição em Santos celebra a força dos Orixás por meio da arte

A mostra 'Cabaças de Axé' transforma elementos rituais em esculturas monumentais no Centro Histórico; visitação gratuita até 31 de janeiro

Giovanna Camiotto

Publicado em 18/01/2026 às 13:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A exposição 'Cabaças de Axé - Orixás em Nós' ocupa o hall da Associação Comercial de Santos / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O Centro Histórico de Santos abre as portas para uma experiência que une estética, fé e ancestralidade. A exposição "Cabaças de Axé - Orixás em Nós", da artista visual Andressa Oliveira, ocupa o hall da Associação Comercial de Santos (ACS) com obras que transbordam simbolismo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A mostra apresenta instalações que chegam a 2,5 metros de altura, entrelaçadas por fios e miçangas, transformando elementos naturais em esculturas que evocam a proteção e a presença espiritual das divindades no dia a dia.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Luto no Candomblé: Morre mãe Carmen do Gantois, herdeira de mãe Menininha, aos 98 anos

• Documentário 'A Jẹun Bó' celebra a culinária sagrada do Candomblé em Santos

• Motorista de aplicativo viraliza ao prestar serviço exclusivo para fiéis do Candomblé e da Umbanda

Inspirada na Umbanda e na estética das religiões de matriz africana, Andressa Oliveira utiliza o suporte da cabaça, receptáculo sagrado em diversas culturas, para dialogar com sua própria história e com a memória coletiva do Brasil.

A exposição cria um refúgio de silêncio e contemplação em meio à agitação do Centro, convidando o público a reconhecer a legitimidade e a força simbólica do Axé.

Continua depois da publicidade

A artista, que é uma das mentes por trás do movimento Cena Cidade e da feira gráfica OBAOBA, reforça com este projeto a importância de ocupar espaços históricos com narrativas que celebram a diversidade religiosa. A mostra foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), reafirmando o compromisso com o fomento à cultura que valoriza as raízes brasileiras.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software