X

Santos

Encosta de morro santista recebe cortina de concreto para contenção

O Morro do Fontana, em Santos, está passando por obras de contenção, para sanar os problemas provocados pelo deslizamento de terra durante as fortes chuvas do ano passado

Da Reportagem

Publicado em 26/11/2021 às 20:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os operários trabalham com andaimes perfurando o talude do morro para fixar os grampos / Divulgação

O Morro do Fontana, em Santos, está passando por obras de contenção, para sanar os problemas provocados pelo deslizamento de terra durante as fortes chuvas do ano passado. Os serviços, executados em trecho de encosta na Rua Nossa Senhora do Monte Serrat nº 1.973, envolvem reconstrução, proteção e estabilização da encosta.

Os operários trabalham com andaimes perfurando o talude do morro para fixar os grampos (barras de aço) e cobrir toda a área com concreto, um total de 63m². "Trata-se da técnica de engenharia chamada de cortina atirantada, uma parede vertical com grampos que produzem cargas para atuar na contenção da encosta", explica o engenheiro Rodrigo Monteiro.

A obra começou há um mês com serviços de limpeza geral da encosta e tem 15% da totalidade dos serviços concluídos. A previsão é de que seja entregue no final de fevereiro. O trabalho é fiscalizado pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e executado pela TMK Engenharia, ao custo de R$ 1,2 milhão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Proteção efetiva da área se dará com várias técnicas de engenharia

O projeto prevê também a execução de outras duas técnicas de engenharia para estabilizar e proteger a encosta, além de novo sistema de drenagem. Serão implantados 448m² de solo grampeado, serviço que envolve escavação, perfuração, instalação dos grampos (barras de aço), colocação de drenos e projeção de concreto. E ainda 160m² de solo-cimento, mistura semelhante à argamassa, composta de parte de terra, cimento e água.

 No que diz respeito à drenagem, a área passará a contar com uma escada hidráulica de 68 metros, que ajudará a diminuir a velocidade da descida da água das chuvas, evitando a erosão do solo, além de canaletas no topo, meio e pé da encosta e drenos horizontais profundos (430 metros) para retirar o excesso de água no interior, aliviando a pressão sobre a encosta.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter