X

SANTOS

Defesa Civil de Santos orienta moradores dos morros sobre riscos no período de chuvas

As recomendações estão discriminadas em panfletos que a Defesa está distribuindo a moradores dos morros de Santos

Da Reportagem

Publicado em 26/12/2022 às 16:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Defesa Civil Santos / Divulgação/ PMS

Trincas no terreno, rachaduras no solo, nos pisos ou paredes das casas, inclinação de árvores, postes, cercas ou muros e água mais barrenta do que o normal descendo a encosta. Estes são os principais sinais de perigo de deslizamento nos morros. 

As recomendações estão discriminadas em panfletos que a Defesa está distribuindo a moradores dos morros de Santos. Na manhã desta segunda-feira (26), as equipes se dirigiram à Nova Cintra e ao Jabaquara.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo explica Victor Valle, geólogo do setor municipal, o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) foi implantado em 1º de dezembro e segue com orientações aos moradores até 30 de abril, período em que são registradas chuvas mais intensas no litoral paulista. "No ano passado, foram entregues cerca de três mil panfletos. Este ano, devemos repetir este número". Ele lembra ainda que a Defesa Civil divulga avisos e alertas por SMS. "Os moradores precisam se cadastrar enviando o CEP da moradia por SMS para o número 40199".

Moradora da Rua 12 na Nova Cintra há 55 anos, a dona de casa Sandra Regina de Freitas foi uma das moradoras a receber as orientações das equipes da Defesa Civil. Ela não considera que sua residência esteja em área de risco, mas avalia como positiva as ações de prevenção. "É um trabalho bem bacana que eles fazem".

Lindalva Tenório Albuquerque, também moradora da Rua 12, se mostrou preocupada com a árvore que fica atrás de sua residência e ouviu atentamente as orientações dos agentes da Defesa Civil.

Já o aposentado Jurandir Manoel Pereira, que também recebeu as equipes da Defesa Civil em sua residência, comentou que nunca teve problema em sua casa. "Aqui, quando chove muito, é perigoso em outro trecho da rua".

Levi Nunes Dias, um dos agentes que participaram da ação na manhã desta segunda-feira, conta que muitos moradores se surpreendem ao saber que a residência se encontra em área de risco. "Isso se dá, geralmente, por falta de informação adequada".

 

TELEFONES

Além da emissão de alertas por SMS, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 (emergência) e 3208-1000, ambos funcionando por 24h.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba quantas calorias têm os seus lanches favoritos do McDonald´s

Informações foram retiradas do próprio site da rede de fast-food

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter