Santos

Cidade histórica realiza aula interativa no litoral de SP

A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) realizará uma aula de história interativa no Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico

Ana Clara Durazzo

Publicado em 14/05/2025 às 15:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo das aulas é ajudar os estudantes e visitantes a entender como viviam os antigos moradores de Santos / Divulgação

Continua depois da publicidade

Prestes a completar 480 anos em 2026, Santos é uma das cidades mais antigas e históricas do Brasil. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) realizará uma aula de história interativa no Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Após recorde histórico de turistas, Santos investe em segurança e iluminação

• Importante patrimônio histórico do interior de São Paulo será revitalizado

O objetivo das aulas é ajudar os estudantes e visitantes a entender como viviam os antigos moradores de Santos

Maquete

Uma estrutura que ajuda na volta ao passado é a maquete da Vila do Porto de Santos, que reproduz como era a vida dos moradores em 1765. 

Continua depois da publicidade

A maquete foi construída pelo professor José Inácio da Silva Filho, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com base na planta do pintor Benedicto Calixto.

Ao todo, ela possui seis metros quadrados e 33 miniaturas de sítios de interesse histórico, todos no Centro Histórico, entre eles, o Outeiro de Santa Catarina, o Valongo e o Monte Serrat, alguns já extintos, como a Capela de Santa Catarina, que ficava no alto do Outeiro, e muitos ainda integrando o patrimônio histórico e cultural da Cidade, como a Igreja e o Convento do Carmo.

Após a restauração mais recente, a maquete ganhou a imagem em miniatura de Santa Catarina de Alexandria, que foi a padroeira da Vila de Santos, cuja imagem real está preservada até hoje no Museu de Arte Sacra de Santos e é a peça mais antiga da Cidade.

Continua depois da publicidade

Outras exposições

A Gruta de Santa Catarina, que abrigou os escravizados em fuga para os quilombos, e a casa em formato de castelo construída pelo médico abolicionista João Éboli na década de 1880 são outras curiosidades que chamam a atenção.

A aula interativa está disponível para escolas públicas e particulares e tem duração de duas horas. O agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Visitação

O Outeiro de Santa Catarina fica localizado na (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico,

Continua depois da publicidade

O espaço oferece visitas sem monitoria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e com monitoria aos sábados, domingos e feriados, às 11h e às 14h, com o personagem do pirata Bob Cavendish. 

Para ambas, não há necessidade de agendamento. Todas as modalidades de visita têm entrada gratuita.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software