Santos

Blitz nos Morros termina com mais de mil casos positivos em 10 mil testes realizados

Ação aconteceu neste fim de semana em Santos e totalizou 10.417 pessoas examinadas

Da Reportagem

Publicado em 28/06/2020 às 20:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ação aconteceu em sete pontos nos morros de Santos / ANDERSON BIANCHI/PMS

Continua depois da publicidade

O tempo instável não impediu que 6.588 pessoas realizassem testes rápidos para identificar anticorpos do novo coronavírus em Santos, neste domingo (28). A Blitz Covid-19 aconteceu neste fim de semana nos morros e totalizou 10.417 pessoas examinadas (por sangue extraído da ponta do dedo), nos dois dias. Destas, 1.076 tiveram testagens positivas para Covid-19 (10,3%), sendo 643 de testes realizados no domingo (9,7%).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No sábado (27), foram realizados 3.829 testes, sendo 433 (11,3%) com resultado positivo com anticorpos IgM (fase aguda da infecção). 

Continua depois da publicidade

Com o resultado informado, em média, 30 minutos após o atendimento, os munícipes que apresentaram resultados positivos foram encaminhados para a realização do teste RT-PCR (laboratorial) na Policlínica São Bento ou na sede da escola de samba Unidos dos Morros. Caso não fosse possível realizar este tipo de teste imediatamente, foram orientados a ir à policlínica de referência do bairro onde moram, para a confirmação do diagnóstico. 

Todos as pessoas que tiveram testagens positivas ainda foram orientadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre um período necessário de quarentena e métodos de prevenção a novos contágios.

Continua depois da publicidade

O atendimento contou com fila organizada e distanciamento social. Ainda na entrada, houve coleta de informações pessoais e aferimento de temperatura corporal. Todos os que compareceram receberam kits para higienização – provenientes de doações ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) – com álcool em gel, sabonete e outros itens.

A ação aconteceu em sete pontos: Vila Criativa Penha, Vila Criativa Vila Progresso, Juventude E.C., Centro Cultural, Esportivo e Turístico do Morro do São Bento, Policlínica Morro Santa Maria, UME Mário Alcântara e Policlínica Morro José Menino. Atuaram aproximadamente 400 servidores municipais, para atendimento aos moradores dos 17 morros de Santos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software