Vila Criativa ficará em imóvel doado pela Sociedade de Melhoramentos do Bairro / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Zona Noroeste de Santos vai ganhar mais um espaço para convivência e atividades sociais e educativas. Trata-se da Vila Criativa Santa Maria. O equipamento público municipal contará com um salão autoestima e uma série de ações voltadas ao público sênior.
A nova Vila Criativa – a 11ª da Cidade – terá cursos oferecidos pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), além de dança de salão, pilates e ginástica rítmica.
Continua depois da publicidade
Para que o projeto saísse do papel, a Sociedade de Melhoramentos do Santa Maria fez a doação de três imóveis para a Administração Municipal. Um projeto de lei, aprovado na Câmara de Santos, garantiu a transferência das áreas. São dois terrenos na Rua Adriano de Campos Tourinho e um na Rua Viriato Corrêa da Costa.
A lei foi sancionada nesta quinta-feira (22) pelo prefeito Rogério Santos, no Paço Municipal, em solenidade que reuniu moradores do local.
Continua depois da publicidade
Generosidade
“Temos que exaltar a generosidade da Sociedade de Melhoramentos, que nos repassou os imóveis para que ergamos um espaço com tudo o que a população do bairro solicitou”, comentou o chefe do Executivo.
O prefeito exaltou o papel das entidades de bairro: “Cumprem uma missão importante, que é fazer a interlocução com o Poder Municipal e possibilitar melhorias e investimentos”.
Continua depois da publicidade
O presidente do Legislativo santista, vereador Carlos Teixeira Filho, afirmou que a Casa apreciou a propositura com rapidez para acelerar o trâmite de instalação do novo equipamento. “Foi um gesto muito singelo (a doação). A Sociedade de Melhoramentos não perde nada, pelo contrário: sai fortalecida e com mais serviços”.
“Estou à frente da entidade há 21 anos. Esse projeto não é novo, há 15 anos estamos tentando fazer com que seja encampado, agora isso aconteceu”, disse o presidente da Sociedade de Melhoramentos, Alcides Fonseca, o Cidão. “Com essa parceria, vamos garantir muitas atividades para a população do bairro. É uma conquista”.
Bairro
Continua depois da publicidade
O bairro Santa Maria possui uma população de 7,1 mil pessoas. Surgiu na década de 1940 em meio a um antigo e grande manguezal, cujos resquícios até hoje podem ser encontrados às margens do Rio São Jorge.
Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis.