X

Santos

ANP vai 'patrocinar' extinção de 90 espécies marinhas ameaçadas na Bacia de Santos

Com base em documentos do Ibama e do ICMBio, organizações alegam que nas áreas a serem entregues às multinacionais há 90 espécies ameaçadas de extinção

Nilson Regalado

Publicado em 03/10/2021 às 08:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Entre as nove empresas credenciadas pela ANP, quatro têm histórico de gravíssimas violações / Divulgação

A baleia azul corre o risco de desaparecer do litoral brasileiro. Maior ser vivo do Planeta, com 33 metros de comprimento e 140 toneladas, o animal habita as mesmas águas que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) quer entregar para multinacionais que exploram gás natural e petróleo. Cachalotes, baleias-boreais, tartarugas verdes e cabeçudas também estão sob ameaça.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

Cavalos-marinhos, garoupas, meros, atuns, pargos, caranhas e badejos, idem. Até o espetáculo dos marlins azuis pode acabar caso a Justiça Federal em Brasília não dê provimento ao pedido de liminar protocolado no último dia 24 por três organizações da sociedade civil contra a realização do 17ª Rodada de Licitação de Blocos Marítimos. O leilão está agendado para a próxima quinta-feira e vai licitar 92 blocos nas Bacias de Santos, de Campos, de Pelotas e Potiguar.

A licitação está cercada de controvérsias. Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alertaram a ANP sobre a necessidade de aprofundar os estudos de impacto ambiental antes do leilão. A Associação dos Acionistas Minoritários da Petrobras também advertiu que há riscos evidentes na exploração das 92 áreas, o que poderia gerar passivos para a empresa. Porém, a ANP resolveu prosseguir e credenciou nove petrolíferas para a disputa.

Assim, não restou alternativa à Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), ao Instituto Internacional Arayara e à Associação Nacional de Advogados Animalistas a não ser propor uma ação civil pública com pedido de liminar em regime de urgência para suspender o leilão.

Com base em documentos do Ibama e do ICMBio, as três organizações alegam que nas áreas a serem entregues às multinacionais há 90 espécies ameaçadas de extinção. Além da baleia azul, a relação inclui outras três espécies de baleia, cinco de tartaruga, cinco de cação, dez de raia e 17 de tubarão.

A lista também cita peixes importantes para o ecossistema e para a pesca cujas populações estão seriamente ameaçadas, como atum rabilho, marlins azul e branco, mero, garoupa, badejo, caranha e pargo, além de três espécies de cherne. A relação inclui ainda cinco espécies de albatroz, além de estrelas do mar coloridas e ouriços variados.

Os blocos colocados em leilão incluem áreas próximas a paraísos como Fernando de Noronha e Atol das Rocas, que são unidades federais de conservação reconhecidas como autênticos berçários da vida marinha no Atlântico Sul. Há também 13 áreas na Bacia de Santos, que vai do litoral do Rio de Janeiro até Santa Catarina. O restante fica em Campos (15 blocos), Pelotas (50 blocos) e Potiguar (14 blocos).

Entre as nove empresas credenciadas pela ANP, quatro têm histórico de gravíssimas violações de direitos humanos e ambientais em países onde atuaram anteriormente. No entanto, o Tribunal de Contas da União aprovou a 17ª Rodada de Licitações.

Filosofia do campo:
"Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam gira em torno de dinheiro e de um conto de fadas de crescimento econômico eterno", Greta Thumberg, ativista sueca.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6422, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 48.000.000,00

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter