Santos

38% das obras de acessibilidade no bairro do Embaré, em Santos, já estão concluídas

Projeto envolve também a recomposição dos trechos lindeiros às rampas, se for o caso, e de guias e sarjetas nos trechos onde houver necessidade

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2024 às 22:47

Atualizado em 27/02/2024 às 14:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O quadrilátero beneficiado com as obras de acessibilidade 'Calçada para Todos' foi dividido em quatro quadrantes, com 62, 56, 34 e 54 esquinas, respectivamente, onde será construído um total de 4.836m² de rampas em concreto desempenado e 1.938m de gu / Divulgação

Continua depois da publicidade

O projeto da Prefeitura de Santos para implementar mais acessibilidade nas ruas do Embaré, já possui 38% dos trabalhos concluídos. Em ritmo acelerado, o trabalho beneficiará 206 esquinas de 23 ruas formadas pelas avenidas Siqueira Campos, Almirante Cochrane, Epitácio Pessoa e Pedro Lessa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cartórios de SV convidam eleitores PCDs para voto em locais com acessibilidade

• Praça na Zona Noroeste em Santos amplia oferta de brinquedos e garante acessibilidade

• São Vicente investe em melhorias nos eixos comerciais com acessibilidade e melhor estrutura

“Dependendo das condições do tempo e mantido o ritmo atual, a empreiteira deverá concluir os trabalhos antes do prazo contratual, que expira em agosto”, comentou a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão das obras. O cálculo é baseado no desempenho registrado até o momento, uma vez que, em cerca de dois meses e meio, a empreiteira já realizou mais de um terço das construções. “Falta ainda assentar o piso podotátil e as novas grelhas nas bocas de lobo”, explicou a arquiteta.

O projeto envolve também a recomposição dos trechos lindeiros às rampas, se for o caso, e de guias e sarjetas nos trechos onde houver necessidade.

Continua depois da publicidade

QUADRANTES

O quadrilátero beneficiado com as obras de acessibilidade ‘Calçada para Todos’ foi dividido em quatro quadrantes, com 62, 56, 34 e 54 esquinas, respectivamente, onde será construído um total de 4.836m² de rampas em concreto desempenado e 1.938m de guias. Os trabalhos começaram há cerca de dois meses pelo segundo quadrante, formado pelas ruas Humberto de Campos, Álvaro Alvim, Pedro Lessa e Joaquim Murtinho. Nesse trecho, foram removidos 544m de guias e igual metragem reconstruída, agora rebaixada; demolidos e reconstruídos 1.345m² de calçadas acessíveis em concreto desempenhado (nivelado com desempenadeira) e assentados 336 ladrilhos vermelhos, formando o piso podotátil.

No momento, os trabalhos concentram-se no terceiro quadrante (entre as ruas Galeão Coutinho, Ministro João Mendes, Benjamim Constant e Epitácio Pessoa), com a construção de 347m de guias rebaixadas, 916m² de calçadas acessíveis e assentamento de 216 peças podotáteis.

Continua depois da publicidade

O quadrante 1 é formado pelas vias Frei Vital, Pedro Lessa, Benjamin Constant e Constâncio Vaz Guimarães/Aureliano Coutinho, enquanto o de número 4 situa-se entre a Epitácio Pessoa, Álvaro Alvim, João Mendes e Delfim Moreira. O primeiro receberá renovação de 510m de guias, agora rebaixadas; 1.237m² de calçadas em concreto desempenado e 372 peças de piso podotátil, enquanto o quarto, 537m, 1.338m² e 324 ladrilhos, respectivamente.

O projeto prevê ainda a regularização de áreas para ajardinamento, com o plantio de 264m² de grama e de 50 árvores ornamentais regionais.

RUAS

Continua depois da publicidade

Serão beneficiadas 23 ruas. São elas: Oscar Sampaio, Frei Francisco Sampaio, Edu Brancato, Germano Melchert, Aureliano Coutinho, Constâncio Vaz Guimarães, Joaquim Murtinho, Humberto de Campos, Ministro João Mendes, Vergueiro Steidel e Conselheiro Lafayete. E ainda: Conselheiro Ribas, Frei Vital, Major Santos Silva, Galeão Coutinho, São José, Castro Alves, Presidente Arthur Bernardes, Benjamin Constant, Álvaro Alvim, Afonso Veridiano, Oswaldo Cóchrane e Delphim Moreira.

INVESTIMENTO

 A execução, a cargo da Scava Engenharia, vencedora da concorrência pública, representa um investimento de R$ 1.782.704,70, recursos do orçamento da Seserp.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software