12 de Setembro de 2024 • 09:40
Praia Grande inicia obras de nova base do Samu no Bairro Maracanã / Amauri Pinilha/ Prefeitura de Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande segue investindo em melhorias para a saúde. Já começaram as obras de uma nova base descentralizada do Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência) no Bairro Maracanã. Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2023, o equipamento promete agilizar ainda mais o atendimento aos pacientes.
A quarta base descentralizada do Samu se une às outras três já existentes nos bairros Samambaia, Quietude e Boqueirão, além das duas unidades de pronto-atendimento (UPAs Quietude e Samambaia) e da Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce, reforçando ainda mais o atendimento de Urgência e Emergência do Município.
“Essa base no Maracanã vai ser um marco na saúde pré-hospitalar de Praia Grande. Estamos ampliando um serviço fundamental, melhorando ainda mais o tempo-resposta das chamadas do Samu, pois, quanto mais próximo da população, mais rápido é o atendimento. Dessa forma, conseguimos oferecer uma assistência completa em todos os níveis de atenção do Município”, enfatiza o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
A nova base do Samu tem área total de 855 metros quadrados, com 121 metros quadrados de área construída de edifício e outros 333 metros quadrados de área de estacionamento. As instalações serão modernas e proporcionarão maior conforto aos trabalhadores. A unidade contará com duas salas de repouso, copa, almoxarifado, sala de rádio, sala de convivência, área de limpeza e de expurgo. O local terá ainda 10 vagas de estacionamento para ambulâncias e oito para veículos da Defesa Civil.
Localização estratégica – Situado atrás da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a nova base terá entrada pela Rua Mario Daige. Essa localização é vista inclusive como fundamental para casos mais complexos. “Essa base vem para agregar ao serviço oferecido no Município, pois ficará em ponto estratégico, proporcionando um maior entrosamento com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em atendimentos de maior gravidade”, destaca a subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar de Praia Grande, Fabiana Dourado.
Para incrementar esse tipo de atendimento, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município adquiriu recentemente oito novos desfibriladores automáticos externos para o Samu e um desfibrilador-monitor com marcapasso, além de três kit desastres.
“Estamos preparando essa nova unidade para que, em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, transformemos o local em um polo de atenção a situações de calamidade pública e de catástrofe, já que também atendemos as rodovias da Região, aumentando nossa capacidade de atendimento à população fixa daquela área e também à demanda flutuante de turistas”, afirma o diretor de Atenção Pré-Hospitalar de Praia Grande, Eduardo Gomes.
Ambulâncias – Praia Grande conta hoje com nove ambulâncias e uma motolância do Samu, que ficam nas três bases existentes na Cidade. Com o novo equipamento, outras viaturas poderão ser incorporadas. “Novas Unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA) estão previstas pelo Ministério da Saúde, deixando Praia Grande com uma estrutura que nenhum município no Estado, exceto a capital, possui”, acrescenta Gomes.
Recentemente, a Cidade recebeu do Estado uma nova ambulância que se juntou às outras seis Unidades de Transporte de Saúde (UTS) existentes para o transporte e remoção de pacientes que atendem critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem oxigênio dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.
Urgência e Emergência – Atualmente, Praia Grande possui uma das estruturas mais completas da Baixada Santista no setor de Urgência e Emergência. A Cidade conta com três locais específicos que prestam serviços nesta área. São duas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), a UPA Quietude (no bairro Quietude, Avenida Ministro Marcos Freire) e UPA Samambaia, (no Samambaia, esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis) e um pronto-socorro, o PS Central (a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Irmã Dulce) localizado no Bairro Boqueirão. Todas essas unidades utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves, com atendimento 24 horas.
Outro destaque dessa estrutura diz respeito ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Denominadas Bases Descentralizadas, estão localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia, em áreas anexas às unidades de Urgência e Emergência da Cidade. Para acionar o serviço do SAMU, basta discar 192. Confira o endereço das unidades de pronto-atendimento que funcionam 24 horas em Praia Grande:
- Porta de Entrada Hospital Irmã Dulce
Rua Mihailo Lucki Michel, s/nº, Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce)
- PS Quietude
Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº Bairro Quietude
- UPA Samambaia
Avenida Corretor de Imóveis, s/nº, Bairro Samambaia.
Cotidiano
Confira como ficará o itinerário de oito linhas espalhadas por seis cidades da Grande São Paulo e da Baixada Santista
Cotidiano
Bombeiros e brigadistas seguem no local