X

Praia Grande

Praia Grande estuda incluir o PS Central para a prática de estágios e residência

Instituições de ensino estão interessadas em fazer parcerias com a Prefeitura

Da Reportagem

Publicado em 10/02/2023 às 14:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A expectativa é de que em breve seja publicado um edital para convocar as instituições de ensino interessadas em realizar parcerias com a Prefeitura para conversar e definir as áreas onde serão focados os estágios e as residências / Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Membros das equipes de gestão da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, se reuniram nesta quarta-feira (8) no Pronto-Socorro Central para começar a traçar uma série de capacitações para as equipes da unidade. Também foi tratada a inclusão do PS Central como campo para a prática de estágios e de programas de residência em diversas áreas da saúde.

As ações têm dois objetivos claros. O primeiro é qualificar cada vez mais as equipes de urgência e emergência que atuam na rede de Urgência e Emergência do Município, assim como já acontece na Atenção Primária por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps). O segundo é tornar o PS Central um polo de formação na área da saúde, assim como já ocorre nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) com os Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande, que são referência não só na Baixada Santista como em todo o Brasil.

“A estrutura em saúde oferecida pela Prefeitura de Praia Grande chama a atenção das instituições de ensino da Região que têm nos procurado para fazer essa parceria e trazer seus estudantes aqui para enriquecer seu aprendizado. Nós já somos referência com os programas de residência nas Usafas, então, levar isso também para a Urgência e Emergência, para o PS Central e demais equipamentos da rede vai agregar positivamente, pois qualifica a mão-de-obra, aprimora os atendimentos, beneficiando a população praia-grandense”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

A expectativa é de que em breve seja publicado um edital para convocar as instituições de ensino interessadas em realizar parcerias com a Prefeitura para conversar e definir as áreas onde serão focados os estágios e as residências.

Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas (Unidades de Saúde da Família), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.

Sobre o PS Central – O novo Pronto-Socorro Central, que fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 1.491, no Bairro Guilhermina, atende urgências e emergências todos os dias da semana, 24 horas. A unidade substitui o antigo PS que ficava localizado em área anexa ao Hospital Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe projeto para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

O novo PS Central de Praia Grande possui modernos aparelhos, como um tomógrafo. Um dos diferenciais da unidade é o consultório odontológico, que atende casos relacionados a urgência. Outro destaque é que o equipamento possui também duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais. As estruturas contribuem para a diminuição do tempo de espera para esse tipo de procedimento, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Timemania no concurso 2094, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6444, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 20.500.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter