CAMPANHA

PG vacina contra a pólio, covid, gripe e outras doenças durante feriado

Cemas estará aberto das 9 às 15 horas

Da Reportagem

Publicado em 11/10/2022 às 15:10

Compartilhe:

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 31 de outubro / José Cruz / Agência Brasil

O Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) estará aberto normalmente nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), para imunizar a população. O horário será das 9 às 15 horas. Serão oferecidos no polo de vacinação os imunizantes contra a poliomielite, covid-19 e gripe, além das vacinas de rotina do calendário anual de vacinação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 31 de outubro. A vacinação contra a pólio tem como público-alvo crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade. Já a Campanha de Multivacinação (atualização da carteira de vacinação) atende crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. O responsável deverá levar a criança ou adolescente com um documento da criança e a caderneta de vacinação em mãos.

Praia Grande também está aplicando a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos. Essa medida é temporária e vale até junho de 2023, conforme orientação do Ministério da Saúde. A vacina já é disponibilizada para quem tem 11 e 12 anos.

Já a vacina meningocócica C, que até então era indicada a crianças até 5 anos, foi ampliada quem tem até 10 anos (que ainda não se vacinou) e trabalhadores da saúde. Essa medida vale até fevereiro de 2023.

A vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) também foi ampliada. Meninos de 9 e 10 anos de idade estão aptos a receber o imunizante. Até então, a vacina era restrita a meninos de 11 a 14 anos e a meninas de 9 a 14 anos.

Covid-19 – Praia Grande continua ofertando a primeira dose da vacina contra a covid-19 para crianças maiores de 3 anos. Para a vacinação, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

- Documento de identidade do responsável;
- Comprovante de residência em nome do responsável;
- Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
- Caderneta de vacinação da criança;
- Cartão do SUS da criança;
- CPF da criança (se possuir);
- Documento que comprove a comorbidade ou deficiência (quando for o caso);
- Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).

A quarta dose da vacina contra a covid-19 continua disponível para as pessoas acima de 18 anos. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses. Já a terceira dose está disponível para maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. É preciso levar o comprovante de vacinação, além de documento pessoal e comprovante de residência.

A vacinação contra a gripe permanece disponível a todos os munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será oferecido enquanto durarem os estoques.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) continuam realizando normalmente as vacinações de rotina, poliomielite, covid-19 e gripe.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Cidade do litoral de SP inicia festival gastronômico com delícias à preços baixos

É a 9ª edição do evento, que conta com 50 restaurantes e mais de 100 opções de pratos e lanches

Diário Mais

Fenômeno climático La Niña chega em agosto e também atingirá o litoral de SP

Evento climático é conhecido por resfriar as águas do oceano pacífico

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter