Saúde

Vacina BCG passa a ser aplicada somente na Policlínica Conselheiro Nébias, em Santos

A falta de doses já havia causado a diminuição de postos de vacinação anteriormente, ficando restrito a algumas policlínicas selecionadas em dias específicos, visando evitar a perda de vacinas

Da Reportagem

Publicado em 05/10/2022 às 11:48

Atualizado em 05/10/2022 às 12:12

Compartilhe:

A Policlínica está localizada na Av. Conselheiro Nébias, 457, Encruzilhada / Arquivo/ Prefeitura de Santos

Santos passa a oferecer a vacina BCG, a partir desta quarta-feira (5), somente na Policlínica Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 457 - Encruzilhada), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A mudança acontece por conta do baixo estoque do imunizante e da pequena quantidade de remessas enviadas pelo Estado, o que tem gerado risco de desabastecimento.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A falta de doses já havia causado a diminuição de postos de vacinação anteriormente, ficando restrito a algumas policlínicas selecionadas em dias específicos, visando evitar a perda de vacinas. Após a abertura do frasco do imunizante, as doses têm validade de seis horas. 

Anteriormente à escassez, o Município recebia em torno de 3 mil doses por mês (150 frascos), que eram encaminhadas às policlínicas e às maternidades municipais. Desde maio, a quantidade reduziu e, neste mês de setembro, 600 doses foram recebidas - ou seja, 30 frascos, uma vez que cada frasco contém 20 doses.

A quantidade de frascos recebida é insuficiente para uma distribuição igualitária entre as 30 policlínicas que efetuam a vacinação e as duas maternidades municipais.

As policlínicas oferecem a vacina para crianças nascidas em hospitais da rede particular, já que as maternidades públicas, incluindo a do Complexo Hospitalar dos Estivadores e a Silvério Fontes, aplicam a dose antes da alta do bebê.

A BCG é destinada a bebês na primeira semana de vida. É recomendado que seja administrada nas primeiras 12 horas após o nascimento. O imunizante é o principal na prevenção contra as formas mais graves da tuberculose em crianças, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Pior dor do mundo! Entenda mais sobre a Neuralgia do Trigêmeo

A doença provoca dores tão fortes que diversos pacientes pensam em eutanásia

Diário Mais

Detran confirma que pão de forma pode alterar teste de bafômetro ; VEJA VÍDEO

Assunto gerou polêmica nas redes sociais e levantou diversas dúvidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter