A Escola Municipal Estina Campi Baptista, que fica no Canto do Forte, é uma das instituições que passa por ampliação / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Aproveitar escolas que têm a possibilidade de crescimento estrutural para ampliar a capacidade de atendimento. Essa medida, faz parte das ações que a Prefeitura de Praia Grande adota para suprir a demanda de procura na rede municipal de ensino. Na segunda-feira (15), a prefeita Raquel Chini esteve nas obras de expansão em duas unidades que passam por esse processo. A ação faz parte da programação em comemoração ao aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
As EMs Estina Campi Baptista e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, situadas nos bairros Canto do Forte e Sítio do Campo, são as duas escolas que passam por ampliação. As obras nestas unidades beneficiarão mais de mil alunos com a criação de novas vagas. A demanda atenderá desde crianças da Educação Infantil em creche e pré-escola, até turmas do Ensino Fundamental e Complementação Educacional.
Acompanhada das secretárias de Educação, a professora Cida Cubilia, e de Obras Públicas, Eloisa Ojea, a prefeita visitou primeiro as obras na EM Estina Campi Baptista. A unidade ganhará um novo prédio com quatro pavimentos que será construído onde, anteriormente, estava a quadra poliesportiva. O espaço para a prática esportiva será realocado o quarto andar do edifício.
Continua depois da publicidade
Com a construção do prédio, a unidade de ensino contará com mais 15 salas de aula. O edifício existente também passará por reforma onde receberá oito novos berçários. A Complementação Educacional também será beneficiada com novas quatro salas. As obras na EM Estina preveem ainda novo espaço para leituras e a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
As benfeitorias que estão em andamento permitirão a criação de 520 novas vagas sendo 359 para Educação Infantil e 161 para Ensino Fundamental. "Não somos uma Cidade que está estagnada em população. A cada ano, aumentamos em 10 mil novos moradores no Município. Então precisamos adotar políticas públicas que anteveem a essa demanda crescente e a ampliação de unidades está entre elas", destacou Raquel Chini.
Após ver as obras na EM Estina, foi a vez de visitar a EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no Bairro Sítio do Campo. A ampliação da unidade atenderá um número ainda maior de alunos. Nesta escola, com os trabalhos de expansão, serão criadas 675 novas vagas para estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, um novo prédio está em construção ao lado do já existente.
Continua depois da publicidade
Ao todo, serão erguidas 14 salas de aulas novas. Destas, seis ficarão no térreo e oito no piso superior. O número mais que dobrará a capacidade atual da unidade. Atualmente, a EM Ronaldo Lameira conta com 10 salas de aula. O prédio em construção contará ainda com despensa e depósito para material de limpeza. Para atender a demanda de alunos, o espaço contará com nova cozinha totalmente equipada.
"Estamos analisando as escolas já existentes se podem absorver a essa nova demanda. As unidades que permitirem, assim como Estina e Ronaldo Lameira, faremos a ampliação para atender a demanda", ressaltou Raquel Chini. "Isso é um ponto facilitador pois aproveitamos uma área que já nos pertence e que apresenta uma demanda em crescimento. Onde isso não for possível, partimos para a construção de novas unidades".