X

Política

Planalto pede a petistas moderação nas críticas ao Supremo

Governo quer evitar ataques diretos à Corte em desagravos aos réus condenados; radicais fazem ato em São Paulo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/11/2012 às 10:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Integrantes do governo pediram a dirigentes do PT que evitem ataques diretos a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nos atos de desagravo aos réus petistas no processo do mensalão. Embora a presidente Dilma Rousseff mantenha distância regulamentar do escândalo, há no Palácio do Planalto a preocupação com o que está por vir e não se recomenda a revanche política.

Em conversas reservadas, ministros do PT dizem que "o julgamento ainda não terminou" e lembram a possibilidade de recursos à sentença. Os advogados do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares já anunciaram que tentarão diminuir as penas impostas pelo tribunal.

Apesar da cautela do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivou as manifestações, antes de viajar para a África e a Índia. Lula disse a Dirceu e a Genoino que é hora de os movimentos sociais mostrarem apoio a eles e deu sinal verde para os debates públicos sobre o julgamento. Dirceu, por exemplo, já compareceu a reuniões a portas fechadas em Salvador e em Brasília e agora participará de encontros em São Paulo e no Rio.

Depois da plenária desta sexta-feira (23) em Osasco, organizada pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP) - ex-presidente da Câmara, condenado pelo STF por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro -, correntes da extrema esquerda petista promoverão no sábado (24), em São Paulo, o "Ato em Defesa do PT".

"Todos os réus do partido no julgamento do mensalão foram convidados, mas, até esta sexta, apenas Genoino havia confirmado presença. "Nós achamos que não há mártires nessa história e não estamos fazendo um desagravo. Mas não podemos aceitar o ataque ao PT, alvo dessa sentença que repudiamos", disse Markus Sokol, dirigente da tendência O Trabalho.

No panfleto de convocação para o ato de sábado, com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), os signatários afirmam que os direitos democráticos foram "agredidos" pelo STF num "julgamento de exceção". "Nós repudiamos o 'julgamento de exceção' que pretende preservar a regra, isto é, o sistema político-eleitoral marcado pela corrupção, pelo caixa dois e o tráfico de influência, instituição que, ademais, empurra a despropositadas coalizões na lógica do `balcão de negócios' do Congresso Nacional", diz o texto petista.

Na lista de críticas ao tribunal, os manifestantes também afirmam que o STF é "o mesmo (...) que utiliza a Lei da Anistia para proteger os crimes da ditadura militar". Embora o Planalto tenha recomendado cautela nesses atos, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) contou que os amigos de Dirceu e de Genoino pretendem fazer barulho para demonstrar o "inconformismo" com a sentença do STF. "Nós não vamos ficar quietos", avisou.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter