X

Política

Barbosa é o primeiro presidente negro do STF

Novo presidente do STF critica desigualdade de acesso à Justiça

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/11/2012 às 12:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro Joaquim Barbosa, que tomou posse ontem como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou o momento para criticar a desigualdade de acesso à Justiça e a subordinação pela qual os juízes precisam se submeter para ascender profissionalmente. “Há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam a Justiça”, disse em discurso.

Para o ministro, o Judiciário deve ser “sem firulas, sem floreios, sem rapapés” e deve se esforçar para dar resposta célere à sociedade, com duração razoável do processo. “De nada valem as edificações suntuosas, os sistemas de comunicação e informação, se naquilo que é essencial a Justiça falha porque é prestada tardiamente e  porque presta um serviço que não é imediatamente fruível”, argumentou.
 
Barbosa é o primeiro negro a comandar a Suprema Corte. Veio de uma família simples de Paracatu, em Minas Gerais, e integrou o STF em 2003, à convite do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
A presidente Dilma Rouseff participou da cerimônia de posse no Supremo Tribunal Deferal (Foto: AB)
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Bárbara Myla lança livro como Ato 1 de projeto multidimensional

Bárbara Myla lança o livro "Guarda-Roupa Cíclico - Você é cíclica e seu gosto também: uma bússola inédita da influência do ciclo menstrual e lunar no seu vestir"

Polícia

Moto furtada é encontrada em Mongaguá

Crime aconteceu no dia 28 de abril

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter