X

Política

Pior do golpe foi supressão da democracia, diz Alckmin

Nos anos 70, o atual tucano foi vereador e prefeito de Pindamonhangaba, no interior paulista, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Agência Brasil

Publicado em 01/04/2014 às 14:48

Atualizado em 31/08/2022 às 22:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi questionado sobre a deposição do presidente João Goulart, em 1964, que está completando 50 anos nesta semana, durante vistoria a obras do Metrô, na zona sul da capital paulista, nesta terça-feira, 1. Questionado sobre se achava o fato histórico um golpe ou uma suposta "revolução", como sugerem algumas pessoas, Alckmin foi taxativo. "É evidente que foi golpe. Por que houve o golpe militar? Por que você tinha um governo constitucionalmente governando o País. Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, o vice-presidente João Goulart assume o governo legitimamente, cumprindo a Constituição. Pior ainda do que o golpe foram mais de 20 anos de período militar, com supressão do processo democrático."

Nos anos 70, o atual tucano foi vereador e prefeito de Pindamonhangaba, no interior paulista, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), um dos dois partidos criados pela ditadura militar, e que fazia oposição ao governo autoritário.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter