X

Política

Kerry pede 'benefício da dúvida' para os EUA em acordo nuclear com Irã

"Vamos ver se a diplomacia pode ou não impedir que essa arma seja criada, para que não seja necessário tomar medidas adicionais, incluindo a possibilidade de um confronto militar", afirmou

Agência Brasil

Publicado em 01/03/2015 às 16:11

Atualizado em 04/11/2021 às 10:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, tenta reduzir as tensões entre os Estados Unidos e Israel, antes do discurso do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao Congresso, que deve acontecer nesta terça-feira. No entanto, Kerry insistiu que, em virtude do histórico das negociações entre Irã e a administração Obama, os EUA merecem "o benefício da dívida" quanto às negociações dos termos de um acordo nuclear.

"Vamos ver se a diplomacia pode ou não impedir que essa arma seja criada, para que não seja necessário tomar medidas adicionais, incluindo a possibilidade de um confronto militar", afirmou Kerry. "Nossa esperança é que a diplomacia funcione. E acredito, dado nosso sucesso no acordo preliminar, que merecemos o benefício da dúvida para descobrir se é possível ou não criar um acordo similar no futuro".

Em entrevista veiculada antes da viagem do secretário de Estado à Suíça para mais reuniões com o Irã, Kerry afirmou que Netanyahu seria bem-vindo a discursar nos Estados Unidos, e que o governo não queria que o evento se tornasse uma "disputa política".

Kerry enfatizou que Israel está mais seguro como resultado de um pacto nuclear de curto prazo firmado pelo Irã e por potências mundiais no final de 2013. Autoridades afirmaram que Estados Unidos, Europa, Rússia e China estariam considerando um acordo para restringir as atividades nucleares do Irã por pelo menos uma década, sendo que as restrições e as sanções ocidentais seriam reduzidas nos últimos anos do acordo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter