Câmara de Guarujá aprova projeto para incentivar a Cultura

Comentar
Compartilhar
02 JUN 201410h33

Enquanto o guarujaense espera a tão sonhada entrega do teatro municipal Procópio Ferreira, há meses em reforma, bem como outras iniciativas que fomentem cultura em Guarujá, a Câmara de Vereadores dá um passo a diante: foi aprovado, no último dia 20, o projeto de resolução ‘Luz, Câmara, Ação’, de autoria do vereador Nelsinho Filho (PMDB), que deve transformar a casa em um palco de espetáculos teatrais e sessões de cinema. 

Para entrar em vigor, o projeto depende da assinatura do presidente da Casa de Leis, Marcelo Squassoni (PRB), para posteriormente ser publicado no Diário Oficial do Município. O objetivo é promover a cultura por meio da exibição de filmes e peças teatrais. O projeto acontecerá no mínimo uma vez por mês e será realizado no Plenário ou no Salão de Eventos da Câmara.

A data e o horário da realização do ‘Luz, Câmara, Ação’, bem como o número de participantes serão definidos pelo Departamento de Eventos da Câmara de Guarujá. Para a execução do projeto, a Câmara poderá firmar convênio com a Prefeitura e instituições privadas que possibilitem a participação de seus colaboradores e alunos no projeto. Após a exibição cultural, poderá ser realizado um debate entre os espectadores e profissionais da área da educação e cultura sobre o conteúdo apresentado.


Proposta é de autoria de Nelsinho Filho (Foto: Divulgação)

Participação popular

O vereador Nelsinho Filho incluiu ainda no Projeto ‘Luz, Câmera, Ação’ o direito de produtores e diretores de cinema ou teatro usarem a Câmara para exibições culturais, que tenham como objetivo oferecer conteúdo cultural à população.

O interessado deverá entregar um ofício ao Departamento de Eventos da Câmara Municipal de Guarujá, contendo nome completo, RG, CPF, data, horário e justificativa do evento. Fica a critério da presidência da Casa de Leis autorizar ou não as exibições culturais de acordo com a necessidade dos serviços do Legislativo.