O penúltimo trimestre deste ano também apresentou um acréscimo no número registrado de roubos de veículos / Divulgação - Polícia Civil
Continua depois da publicidade
O terceiro trimestre de 2023 registrou um total de 946 carros furtados nas nove cidades da Baixada Santista. Os números, contabilizados no portal da Secretaria de Segurança Pública, mostram que o período apresentou um aumento em relação a outros intervalos deste ano.
O último trimestre computado pelo órgão conta com julho, agosto e setembro. Destes, o nono mês do ano bateu o recorde em relação a todos os outros, registrando 348 carros alvos desse tipo de crime. Para fechar a trinca, os outros dois armazenam informações de 299 casos.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Em contrapartida, o primeiro trimestre de 2023 teve o menor dado apresentado. Somados, os três meses atingiram a marca de 881, liderados pelo terceiro mês, que contribuiu com 324.
Já no segundo trimestre, que engloba abril, maio e julho, 890 carros foram furtados. Para chegar nesse número, o quinto mês do ano colaborou com 330 casos.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, entre o primeiro e o último intervalo de tempo houve uma evolução de 6,8%, algo em torno de 65 veículos.
Em 2023, até o momento, 2.717 carros foram furtados, levando em conta janeiro até setembro. Em comparação ao ano passado, que registrou 2.397 casos desse gênero de crime, houve um acréscimo de 7,4%.
Roubo de veículo
Continua depois da publicidade
O penúltimo trimestre deste ano também apresentou um acréscimo no número registrado de roubos de veículos. Neste intervalo, foram contabilizadas 404 ocorrências.
Entre os nove meses que já possuem registros de ocorrência, o ‘campeão’ da lista também é setembro. O mês teve 153 veículos roubados contabilizados por delegacias das noves cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Na contramão dos dados, janeiro teve o menor índice até o momento. O mês inaugural de 2023 teve apenas 92 automóveis.
Continua depois da publicidade
No total, 2023 já registrou cerca de 1047 automóveis roubados até o momento, gerando uma média de 3 veículos a cada 24 horas.
No ano passado, considerando o período de janeiro a setembro, 767 casos de roubo foram oficialmente computados. Já contabilizando os dozes meses de 2020, o número chegou a 1.098.