X

A droga foi encontrada em meio a uma carga de folhas de pasta de celulose / Divulgação

Uma investigação conjunta da Alfândega da Receita Federal e da Aduana Francesa evitou que 936 quilos de cocaína fossem exportados pelo Porto de Santos nesta segunda-feira (23). Foi a maior apreensão do gênero do ano, o que elevou para quase 10 toneladas a quantidade de cocaína apreendida no cais santista no período.

De acordo com a assessoria de comunicação da Receita, durante a investigação a Aduana Francesa forneceu informações que ajudaram na seleção de cargas a serem inspecionadas.

“A droga estava acondicionada dentro de duas unidades de carga (contêineres) em um carregamento de folhas de pasta de celulose, cujo destino final seria o Porto de Le Havre, na França”, informou a Receita.

A suspeita é do emprego da técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do seu proprietário. Este tipo de modus operandi é recorrente nas tentativas de exportação de cocaína via Porto de Santos.

A droga foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal (PF) em Santos, que irá apurar quem são os responsáveis pela droga em inquérito.

2016

No ano passado, a Receita Federal e da PF apreenderam 10,6 toneladas recolhidas em 22 operações, o que representou um recorde histórico. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Balsas

População cobra travessias eficientes na Baixada Santista

Segundo informações recentes, atualmente, existe somente um rebocador amarrado a um flutuante, em substituição às balsas que foram retiradas aproximadamente há um ano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter