X

Operação Formicida

PF realiza operação contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos

Um inspetor de qualidade e outro relacionado a uma agência marítima são suspeitos de estarem envolvidos no esquema; ação foi realizada em Santos e Guarujá

DA REPORTAGEM

Publicado em 02/08/2022 às 13:40

Atualizado em 02/08/2022 às 13:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

PF realiza Operação Formicida contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos / Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (2), a segunda fase da Operação Formicida nas cidades de Santos e Guarujá. A operação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa voltada para os crimes de tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico e que atua no Porto de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Segundo a PF, os policiais realizaram a operação a fim de cumprir cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, cujas penas vão de 8 a 25 anos, além de multa. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.

Em abril deste ano, a PF realizou a primeira fase da Operação Formicida. Na época, os policiais foram as ruas para cumprir dois mandados de prisão e três de busca e apreensão. Durante a operação, foram apreendidos 328,95 kg de cocaína. A droga seria encaminhada por um navio para a África.

O nome da operação "Formicida" faz alusão à carga de açúcar onde foi encontrada a droga. Somente em 2022, foram apreendidas cerca de 9,625 toneladas de drogas na Baixada Santista, a maioria em terminais do Porto de Santos, de onde seriam exportadas para Europa e África.

Esquema
Conforme informações da Polícia Federal, funcionários que trabalham no Porto de Santos eram responsáveis por inserir bolsas com drogas em porões e outros compartimentos de navios que partem para o exterior do país. Um inspetor de qualidade e outro relacionado a uma agência marítima são suspeitos de estarem envolvidos no esquema.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VARÍOLA DOS MACACOS

Santos confirma mais dois casos e tem 19 suspeitos com varíola dos macacos

Todos os residentes em Santos confirmados ou suspeitos da doença são acompanhados pela Seviep

Economia

Movimento de cargas cresce 2,3% no trimeste no Porto de Santos

Santos Port Authority, estatal que administra o maior porto do país, divulgou que volume alcançado foi de 42 milhões de toneladas

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software