Ecovias passa a usar moto para atendimentos nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes

Em fase de testes na rodovia, desde o início de setembro, a moto da Ecovias já realizou 205 atendimentos aos usuários do SAI e mostrou 100% de eficiência em mais da metade dos casos

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14 OUT 2021Por Da Reportagem09h30
Nova moto da Ecovias é capaz de atender a maioria dos chamados de socorro nas estradas do Sistema Anchieta-ImigrantesNova moto da Ecovias é capaz de atender a maioria dos chamados de socorro nas estradas do Sistema Anchieta-ImigrantesFoto: Divulgação / Ecovias

Para deixar o atendimento dos usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) mais rápido, a Ecovias acaba de incluir uma moto com semirreboque na sua frota de recursos operacionais. A solução é capaz de realizar ciclos de inspeção viária e socorro mecânico básico. O novo equipamento é um projeto piloto implantado em conjunto com a Agência Reguladora dos Transportes de São Paulo (Artesp). 

“A moto tem a mobilidade como principal característica, por isso consegue chegar mais fácil e rapidamente nos locais em que os motoristas precisam do primeiro apoio mecânico em seus veículos”, explica o coordenador de tráfego Márcio Vono. 

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Em fase de testes na rodovia, desde o início de setembro, a moto da Ecovias já realizou 205 atendimentos aos usuários do SAI e mostrou 100% de eficiência em mais da metade dos casos, (63%). Ou seja, graças ao equipamento, foi possível prestar o auxílio necessário para o motorista seguir viagem. Do total de atendimentos realizados por ela, 85% foram concluídos no chamado tempo zero, ou seja, aqueles atendimentos em que o motorista não precisou entrar em contato com o canal de emergência da concessionária para receber apoio na rodovia.

O destaque desse recurso foi o socorro a um incêndio na entrada do túnel localizado no km 50 da rodovia dos Imigrantes, sentido litoral, no último dia 2 de setembro, quando em apenas 5 minutos o operador de tráfego conseguiu chegar ao local e debelar o fogo.

Equipada com um semirreboque que tem a função de transportar cargas acomodadas em compartimento fechado, a motocicleta é carregada com um kit de ferramentas que inclui: cones retráteis; chaves de precisão e de rodas; alicates; macaco hidráulico; conectores Nipe de engate rápido e carregador portátil de bateria veicular.

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Bike in Line e a Dafra Motos, e possui todas as certificações que garantem a segurança da composição como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Inmetro, que realizou testes rigorosos de critérios técnicos, além do certificado do Denatram, órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, que afirma que a moto está adequada à legislação de trânsito brasileiro; e do INPI, de Patente de Invenção, que qualifica o produto como: Novidade, Atividade Inventiva de conceito inovador e Aplicação Industrial, por um período de 20 anos.