Continua depois da publicidade
Investigado há quase dois meses, um dos principais traficantes de haxixe de todo o Estado de São Paulo foi preso ontem, em Santos. A detenção ocorreu após acompanhamento da trajetória e perseguição ao criminoso da capital paulista até a Região.
O Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) investigava o colombiano Orlando Herreira Mora há dois meses. Informados de que o traficante receberia um lote de haxixe em São Paulo e, depois, transportaria a droga para Santos, policiais começaram a rastrear as ações.
Orlando foi abordado já quando estava na Região, e com ele foram encontrados 63 tabletes da droga no porta-malas do veículo Gol prata que conduzia.
Após a abordagem, os policiais acompanharam Orlando até sua residência, onde acharam uma arma israelense, dinheiro e telefones celulares. O delegado da Divisão Especial de apoio ao Denarc, Fábio Laino Cafisso, diz que o esquema do tráfico seguia padrões internacionais.
A droga
O haxixe é consumido com cachimbos, podendo ser misturado à água. A droga é feita da resina dos extremos floridos da planta Cannabis sativa (de onde também são retiradas as folhas para a produção da maconha).
Ela é considera uma droga de luxo, porque proporciona efeitos potencializados, muito mais ativos do que a maconha.
Continua depois da publicidade