X

Papo de Domingo

'As prefeituras e a população precisam conhecer o CIC'

São 16 em todo o Estado. O de São Vicente atende toda a Baixada e funciona atualmente na Praça José Bonifácio, 404, 8º andar, no Centro.

Carlos Ratton

Publicado em 25/02/2018 às 15:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A população desconhece os serviços oferecidos pelo CIC. / Paolo Perillo/DL

Mônica Geny dos Santos é diretora do Centro de Integração à Cidadania (CIC), localizado em São Vicente, mas que atende toda a Baixada Santista. Neste Papo de Domingo, ela anuncia a ampliação do órgão, responsável por um amplo trabalho social ainda pouco explorado pelas prefeituras e desconhecido pela maioria das população Baixada.

Diário – Quantos CICs existem?

Mônica Geny – São 16 em todo o Estado. O de São Vicente atende toda a Baixada e funciona atualmente na Praça José Bonifácio, 404, 8º andar, no Centro. Em abril, vamos funcionar na Avenida Presidente Wilson, 1.126, atendendo das 9 às 17 horas. O telefone é 3467-5209. Meu telefone é 98151-5393.

Diário – O que ele faz?

Mônica – Atende gratuitamente a população de baixa renda e oferece inúmeros serviços. Fornecemos a segunda via da certidão de nascimento, de casamento, atestado de óbito, primeira carteira de identidade para crianças e adolescentes até 17 anos. Também realizamos casamentos comunitários.

Diário – O CIC também faz mutirões?

Mônica – Sim, nos bairros de várias cidades. Algumas prefeituras já se utilizam de nossos serviços que chamamos de jornadas de cidadania. No novo espaço, também faremos a mediação judicial e parceria com a Defensoria Pública. O CIC está aberto para firmar parcerias com as prefeituras para jornadas e bairros. Basta enviar um ofício e agendar pelo e-mail: [email protected]

Diário – Vocês fazem palestras?

Mônica – Sim, em escolas e por intermédio de parcerias com entidades de jovens aprendizes. Também fazemos palestras voltadas às mulheres, idosos e outras. Além de oferecer serviços, fazemos um trabalho de cidadania.

Diário – O CIC funciona desde quando?

Mônica – Desde 2015. No novo espaço, teremos um auditório e estamos preparando várias parcerias. Por exemplo, já estamos recebendo currículos para quem procura o primeiro emprego. Vamos ter um banco de currículos e cursos de capacitação. Já atendemos até agora mais de cinco mil pessoas. Só certidões, recebemos cerca de 50 pedidos por dia. Vamos buscar em qualquer lugar do Brasil. Muitas pessoas precisam delas, por exemplo, para conseguir a casa própria.

Diário – Falta divulgação do CIC?

Mônica – As prefeituras e a população precisam conhecer o CIC e utilizar nossos serviços.

Diário – O CIC é uma grande facilitador?

Mônica – Exatamente, alertando que é, de preferência, voltado à comunidade de baixa renda. A certidão para poder casar hoje, por exemplo, tem validades diferentes em cada cidade. São Vicente vale por três meses, Santos e Praia Grande vale por seis. Esse é o serviço público mais procurado pela comunidade. Também fazemos muitos casamentos comunitários e toda a documentação nós fornecemos. Tudo totalmente gratuito. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter